Os tipos de licor

Os tipos de licor

Conheça as variações dessa importante categoria de bebidas.

Licores são bebidas alcóolicas da categoria das compostas, ou seja, que possuem mais de um ingrediente em sua composição. Sua principal característica é a doçura e por isso, o termo é utilizado de forma genérica para designar uma bebida alcóolica doce. Entretanto o licor é uma bebida regulamentada e com legislação específica. Para ser um verdadeiro licor a bebida precisa ter mais de 30gr de açúcar por litro e teor alcóolico entre 15% a 54%.

Os licores podem ser de vários tipos e possuem algumas classificações importantes. A quantidade de açúcar vai definir se o licor é do tipo seco ou fino. Os licores considerador secos são os que possuem entre 30gr até 100gr de açúcar por litro. Os licores finos possuem entre 100gr até 350gr. Resumindo, licores secos são menos doces enquanto os finos são mais adocicados.

Os licores podem ser feitos por infusão, imersão, maceração e destilação. A infusão, imersão e a macerão são processos semelhantes em que os componentes que vão dar sabor e aroma são adicionados à uma base alcóolica. Esta base pode ser um álcool neutro de cereais ou mesmo um espírito já pronto como vodka, cachaça, whisky, rum, entre outros. Já, o processo de destilação é diferente. O licor é produzido a partir do suco da fruta fermentado e depois destilado. No final, é acrescentado o açúcar e outros ingredientes da receita. Um exemplo de licor feito dessa forma é o schnapps.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Os licores mais comuns são feitos de frutas, mas existem licores de especiarias, sementes, cascas, raízes, mel e vários outros elementos de sabor e aroma. O licor pode levar também um componente para dar cremosidade como leite e isso faz com que ele seja classificado na categoria dos licores cremosos.

A seguir estão alguns exemplos de licores famosos conforme os seus ingredientes.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Licor de frutas feito através da maceração ou destilação de frutas, como morango, framboesa, pêssego, cereja. Eles são frequentemente doces e saborosos, muitas vezes usados em coquetéis e sobremesas.

Licor de ervas e especiarias. Estes licores são resultado da infusão de ervas, especiarias e, às vezes, cascas de árvores. Exemplos incluem o absinto, o Chartreuse e o Jägermeister. Eles podem ter sabores complexos e podem ser consumidos tanto como aperitivos quanto como digestivos.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Licor cremoso é outro tipo importante de licor. São feitos com a adição de creme ou leite, o que lhes confere uma textura suave e sabor mais doce. A textura cremosa desses licores é parte integrante da experiência de degustação, muitas vezes complementada por aromas ricos. O Baileys Irish Cream e o Amarula são exemplos famosos dessa categoria.

Licor de cascas e frutas secas são tão comuns que também constituem um tipo específico com sabores característicos de frutos secos como nozes e amêndoas. Os principais são Amaretto e o Frangelico.

Licor de Café e chocolate também são muito apreciados. Entre os mais famosos estão Kahlúa e Godiva Chocolate Liqueur.

Licores cítricos: Licores como o Cointreau e o Grand Marnier são feitos a partir de cascas de laranja e têm sabores cítricos e complexos sendo muito utilizados para dar citricidade em coquetéis.

Licores de Mel e Ervas: Licores como o Bénédictine são feitos com uma combinação de ervas e mel, resultando em sabores complexos e adocicados.

Por fim, os licores podem ser classificados como digestivos ou aperitivos. Licores geralmente são considerados digestivos ou recomendados para serem consumidos após as refeições como uma sobremesa. Mas também existem licores aperitivos que possuem certo amargor e servem para abrir o apetite. Um exemplo é o Aperol.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.