Saiba como proporcionar sensações e sabores diferenciados.
Você já deve saber que gosto e sabor são coisas diferentes. Se você ainda não sabe, antes de ler este artigo, recomendamos que você leia primeiro outro artigo de nosso blog sobre a ciência dos sabores. Mas, se você já está familiarizado com este tema, nós vamos nos aprofundar no assunto e te dar mais informações sobre a importância dos temperos em coquetéis.
O tempero normalmente é o último elemento na preparação de um coquetel. Ele é um componente que vai acrescentar algum sabor especial, dar complexidade ou nos fazer sentir alguma sensação específica. Sim, os temperos são capazes de nos fazer sentir coisas muitas vezes estranhas.
Basicamente existem três sensações que alguns elementos presentes normalmente em raízes, frutas e plantas podem provocar. O mais conhecido é a picância. A sensação de ardor ou queimação provocada pelas pimentas. Essa sensação é causada pela capsaicina.
A capsaicina é um composto químico encontrado nas glândulas das pimentas, mais especificamente nas sementes, nas membranas brancas e nas partes internas da fruta. Quando a capsaicina entra em contato com as papilas gustativas da língua, ela ativa receptores de dor, causando uma sensação de ardência e calor. A capsaicina pode variar em níveis de intensidade, dependendo do tipo de pimenta e da concentração de capsaicina presente.
A escala de Scoville é usada para medir a picância das pimentas. Ela quantifica a quantidade de capsaicina presente em uma pimenta, determinando sua classificação de picância. Pimentas mais suaves, como as pimentas bell, têm uma pontuação baixa na escala de Scoville, enquanto pimentas mais picantes, como as habaneros e as pimentas malagueta, possuem uma pontuação muito mais alta.
A capsaicina não causa danos físicos ao corpo e a sensação de picância é temporária. De fato, a capsaicina pode até ter alguns benefícios para a saúde, como propriedades antioxidantes.
A adição de pimenta em coquetéis deve ser feita com moderação. A sensação de ardor em um coquetel bem gelado e cítrico pode ser refrescante e estimulante. Alguns tipos de pimenta possuem perfis aromáticos distintos que podem adicionar um componente aromático único aos coquetéis. Por exemplo, a pimenta jalapeño pode conferir um aroma frutado e terroso, enquanto a pimenta preta pode adicionar notas terrosas e picantes. A adição desses aromas pode aprimorar a experiência sensorial da bebida.
A refrescância é outra sensação que pode ser causada por um tempero, mais especificamente pela hortelã. A sensação de refrescância é causada por um composto químico presente na planta chamado mentol. Quando o mentol entra em contato com as papilas gustativas e os receptores de frio na boca, ele ativa esses receptores sensoriais específicos, produzindo uma sensação de frescor e resfriamento. Esses receptores são responsáveis pela detecção de temperaturas mais baixas. Assim, mesmo em uma bebida quente, o mentol pode produzir uma sensação de frescor.
Além do mentol, outros compostos presentes na hortelã, como o limoneno e o carvona, também podem contribuir para a sensação de refrescância. Esses compostos têm propriedades aromáticas e estimulantes, que ajudam a intensificar a experiência sensorial de frescor quando consumidos.
O hortelã é muito utilizado em coquetéis. Pode tanto fazer parte da receita como apenas ser utilizado como uma guarnição para conferir um aroma refrescante. Para se obter um melhor resultado e liberar os aromas da hortelã, o bartender deve bater nas folhas da planta antes de colocá-las no coquetel.
O gengibre é outro tempero bastante usado em coquetéis. Ele une as duas sensações descritas acima. Ele provoca uma certa ardência e ao mesmo tempo refrescância. Essa sensação é atribuída a compostos químicos chamados gingeróis e shogaóis. Esses compostos são encontrados naturalmente no gengibre fresco e são responsáveis pelo sabor característico e pela sensação de calor que ele proporciona.
Quando você consome gengibre, os gingeróis e shogaóis interagem com os receptores de calor e dor nas células sensoriais da língua. Esses compostos ativam os receptores de calor, chamados de receptores de vaniloides tipo 1 (TRPV1), que normalmente são ativados pelo calor real.
Ao ativar os receptores de calor, os gingeróis e shogaóis produzem uma sensação de calor e picância na boca. Eles estimulam as terminações nervosas, causando uma resposta inflamatória localizada temporária, o que leva à sensação de ardência.
Além disso, os gingeróis e shogaóis também têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem trazer benefícios para a saúde associados ao consumo de gengibre.
Outros temperos comuns em coquetéis são o Alecrim e a Canela. O Alecrim vai proporcionar um sabor terroso, enquanto a canela vai gerar uma certa picância semelhante à gerada pelas pimentas. Esses dois elementos são altamente aromáticos. Os aromas podem ser potencializados se forem utilizados como guarnições e forem queimados com a ajuda de um maçarico ao adicioná-los no coquetel.
Os temperos, portanto, podem proporcionar uma experiência de sabor e aroma altamente diferenciada e marcante, por isso são elementos importantes em um coquetel.