Você sabe o que é cerveja suja?

Você sabe o que é cerveja suja?

O nome popular dos coquetéis feitos com cerveja.

Imagine para um bebedor de whisky, misturar algo na sua bebida preferida. Com certeza ele vai torcer o nariz e considerar isto uma heresia. A mesma coisa coisa acontece com os apreciadores de cerveja. Misturar alguma coisa na sua bebida preferida é como sujá-la. Daí o nome que popularmente são chamadas as bebidas que misturam outros componentes à velha e boa cerveja.

Mas, o fato é que as cervejas sujas não são apenas uma opção com um nome repugnante. Muito pelo contrário, tratam-se de coquetéis extremamente interessantes e populares. Existem várias receitas apreciadas em países diferentes, desde a América Latina, EUA e até na mais conservadora Alemanha, berço da famosa Lei da Pureza Alemã.

Em geral, as receitas de cerveja suja misturam ceveja com uma bebida não alcóolica como refrigerante ou suco. Por exemplo, misturar cerveja com Coca-Cola ou Fanta é uma forma comum de fazer uma “cerveja suja”. Algumas pessoas preferem adicionar um pouco de sal à mistura para realçar o sabor.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Existem várias receitas de “cerveja suja”, pois é uma bebida que pode ser facilmente personalizada de acordo com as preferências pessoais. Algumas das receitas mais conhecidas incluem:

  1. “Cerveja suja” com Coca-Cola: Misture uma lata de cerveja com um copo de Coca-Cola. Algumas pessoas adicionam uma pitada de sal ou uma fatia de limão.
  2. “Cerveja suja” com Fanta: Misture uma lata de cerveja com um copo de Fanta laranja. Alguns preferem a versão com Fanta uva.
  3. “Cerveja suja” com suco de tomate: Misture uma lata de cerveja com um copo de suco de tomate. Adicione molho inglês, molho de pimenta, sal e uma fatia de limão para criar um Bloody Mary.
  4. “Cerveja suja” com limonada: Misture uma lata de cerveja com um copo de limonada. Adicione açúcar, sal e algumas folhas de hortelã para dar um toque refrescante.

A “cerveja suja” é uma bebida que é popular em muitos países ao redor do mundo. No entanto, o nome e a composição da bebida podem variar de acordo com a região e com as preferências locais.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Algumas das variações mais conhecidas são a michelada no México, que é uma mistura de cerveja, suco de limão e molho de pimenta, e o Radler na Alemanha, que é uma mistura de cerveja e limonada ou soda limonada. Essas receitas basicamente incorpora um sabor cítrico à cerveja. No caso da michelada, o sabor picante também é incluido, bem ao gosto dos mexicanos.

A michelada é a mais popular das “cervejas sujas”

No Brasil, a mistura de cerveja com refrigerante é bastante comum, e é conhecida como “cerva-lada” ou “meia de laranja”. A “cerva-lada” é feita a partir da mistura de cerveja com refrigerante, geralmente de guaraná ou de limão. A quantidade de refrigerante varia de acordo com a preferência pessoal, mas em geral é adicionado cerca de um terço da quantidade de cerveja.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Além de componentes não alcóolicos, a cerveja também pode ser misturada com outras bebidas alcóolicas, mas nesse caso não é considerada como “cerveja suja”. A mistura de cerveja com tequila é uma bebida popular em alguns lugares e pode ser chamada de “mexican bulldog” ou “cervesa preparada”. Essa bebida é feita adicionando uma dose de tequila em uma taça de cerveja, muitas vezes com a borda da taça salgada e uma fatia de limão para acompanhar. O sabor da tequila complementa o sabor da cerveja, criando uma bebida saborosa e refrescante.

A escolha da cerveja para fazer “cerveja suja” é uma questão de preferência pessoal, pois o sabor da bebida pode variar de acordo com o tipo de cerveja utilizado. Algumas pessoas preferem cervejas mais leves e suaves, enquanto outras preferem cervejas mais encorpadas e saborosas.

No geral, cervejas do tipo Lager são mais utilizadas para fazer “cerveja suja”, pois têm um sabor mais neutro e suave, que combina bem com outras bebidas. No entanto, algumas pessoas preferem utilizar cervejas mais encorpadas e saborosas, como as cervejas do tipo IPA ou Stout, para dar um toque mais adocicado.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.