Conheça alguns dos profissionais mais reconhecidos desta área.
Se interessa por mixologia? Tem vontade de se especializar nessa ciência e construir uma carreira? Então, nada melhor do que buscar inspiração em alguns dos mais importantes mixologistas do país. Fizemos uma lista de cinco nomes que você pode seguir nas redes sociais para se inspirar vendo o que fazem e como fazem.
A carreira de mixologista está em alta atualmente. O brasileiro está descobrindo a coquetelaria, aprendendo a apreciar bons coquetéis e, consequentemente, novos bares são abertos a cada mês comandados por profissionais talentosos e reconhecidos pelo mercado. Muitos deles, quando não atuam diretamente atrás do balcão, prestam consultorias na montagem e elaboração de cartas de drinks. Então, conheça as feras que selecionamos desse mercado que está cada vez mais valorizado e cheio de oportunidades.
Jean Ponce
@jeanponce7
Jean é considerado um dos principais mixologistas do Brasil, formado em hotelaria passou por várias casas conceituadas. Foi eleito em 2013 e 2014 o melhor bartender do Brasil entre outras importantes premiações. É um profundo conhecedor e admirador da cachaça e pesquisa madeiras e outros ingredientes brasileiros para seus coquetéis.
Márcio Silva
@marciojs
Márcio foi o fundador do bar Guilhotina, em São Paulo, um icônico bar brasileiro que foi eleito o Melhor Bar da América do Sul em 2018 pela World’s 50 Best Bars. Mas, sua trajetória não para por aí, atuou também na abertura do SubAstor, outro bar icônico da capital paulista. Foi apresentador do reality show Bar Aberto e é o único brasileiro a fazer parte da lista dos mais influentes profissionais da indústria de bebidas mundial.
Tai Barbin
@taibarbin
Tai é paulista, mas foi criado em Florianópolis. Passou por países como Escócia, Inglaterra e Espanha, até voltar para o Brasil em 2014 e se tornar um dos mais celebrados mixologistas por aqui. Vencedor de prêmios importantes de melhor carta de coquetéis e melhor bartender do ano concedido por importantes publicações nacionais, Tai criou em 2017 o primeiro bar especializado em rum no Brasil.
Alex Mesquita
@oalexmesquita
Alex é químico de bebidas e mixologista formado pela Universidade do Cocktail de Buenos Aires. Ganhou vários prêmios em sua carreira, incluindo três prêmios de melhor bartender do Rio de Janeiro e um de melhor bartender do Brasil. Foi fundador da escola de coquetelaria Rio Cocktais e embaixador global de cachaça. É um dos maiores representantes da hospitalidade neste país.
Laércio Zulu
@zulubartender
Laércio trabalhou em vários bares famosos, como o extinto La Maison est Tombée – lugar onde teve a oportunidade de desenvolver suas primeiras receitas autorais. Em 2014 foi campeão do World Class Brasil, que é a seção brasileira do mais famoso prêmio da coquetelaria mundial. Além do seu trabalho atrás do balcão, Laércio criou a primeira marca de bitters brasileira, a Zulu Bitters.
Onde estão as mulheres? Sentiu falta? Claro né, pois ela serão assunto em outro artigo. Confira aqui algumas das melhores mixologistas brasileiras.