A importância do bar americano

A importância do bar americano

Saiba porque esse estilo de bar faz a diferença.

Escrito por Marcelo Reis*

Com certeza você já deve ter ouvido falar em american bar, um estilo de bar principalmente encontrado em hotéis. Mas, afinal o que significa esse tal bar americano? Neste artigo você vai conhecer as características desse tipo de empreendimento e porque ele é um dos mais importantes do setor. Mas, antes de começar a explicar o que é o american bar, ou bar americano, é preciso explicar primeiro o que é, de fato, um bar.

O nome bar vem do inglés bar, ou do francês barre, que significa exatamente a barra de madeira ou balcão de madeira que separa o bartender dos clientes. Então, quando as pessoas diziam no passado “vou ali no bar” na verdade elas estavam dizendo que iam até o balcão pedir uma bebida. Com o passar do tempo, o termo bar passou a designar não apenas o balcão, mas todo tipo de estabelecimento que vende ou serve bebidas. (se você quiser saber mais sobre a história do bar, clique no link e veja o nosso artigo sobre o assunto)

Portanto, a primeira coisa que você precisa saber é que, para se chamar bar, um estabelecimento precisa ter obrigatoriamente um balcão, caso contrário, ele será qualquer outra coisa, menos bar. Pode ser um boteco, pode ser um restaurante, pode ser até um pub, Enfim, se não tiver um balcão, não será bar no real sentido da palavra.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

O bar americano nasceu, claro, nos EUA e ele se caracteriza por ter um longo balcão com bancos altos onde os clientes podem ficar sentados tomando seus drinks e batendo um bom papo com o bartender. Então, essa é a diferença mais importante do american bar. Enquanto na Europa, os bares eram mais focados no atendimento nas mesas, os bares americanos eram focados no atendimento nos balcões.

Mas, porque atender nos balcões? Muito simples e importante saber. Esses bares nasceram para receber viajantes e muitos vinham sozinhos. Então, em vez de ocuparem uma mesa inteira, sentavam-se nos bancos do balcão e ali, entre um “trago” e outro, aproveitavam para conversar com o bartender, saber onde ficar, ter dicas sobre a cidade, onde poderiam encontrar uma companhia, entre vários outros assuntos.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Durante a ocupação do Oeste dos EUA pelos imigrantes esses bares se tornaram muito populares, chamados de saloons, quando ofereciam, além das bebidas, jogos e diversão. O saloon portanto era quase que um patrimônio obrigatório de toda cidade do Velho Oeste americano. Toda cidadezinha tinha que ter um banco, uma delegacia e um saloon.

Esse estilo de bar foi adotado pelos hotéis exatamente para poder acolher turistas viajando, principalmente a negócios. Quando se viaja a negócios, normalmente se viaja sozinho. Então, os bares dos hoteis eram locais onde os hóspedes podiam relaxar após uma reunião de trabalho ou mesmo encontrar uma companhia. Esses bares se tornaram famosos e referências na história da coquetelaria. O American Bar do hotel Savoy em Londres pode ser considerado um dos bares mais importantes da história por ter recebido um número incontável de visitantes ilustres e berço de coquetéis extraordinários que fazem parte da coquetelaria clássica. (Clique no link para conhecer o bar do Hotel Savoy).

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Então, agora você já pode entender porque esse estilo de bar é tão importante para quem pretende empreender nessa área. Se você quer abrir um bar, lembre-se que para ser bar, precisa ter balcão, e se você quer que seja acolhedor, tenha bancos altos e um bartender simpático, talentoso e que saiba receber bem as pessoas. Esse é um diferencial importante para o seu negócio porque ninguém vai sozinho a um restaurante à noite por exemplo. Lugares que não têm balcão de bar são estabelecimentos que recebem, quase que exclusivamente, grupos de pessoas. Já, um estabelecimento com um balcão estilo americano vai receber clientes sozinhos e isso é muito importante para a fidelização.

O American Bar do hotel Savoy, um dos ícones desse estilo de bar.

Normalmente clientes sozinhos, que podem ser hóspedes de um hotel, ou mesmo moradores da vizinhança, serão clientes fiéis e irão sempre frequentar o estabelecimento para tomar uma bebida nas horas vagas, ver o movimento de gente e bater aquele papo com o bartender sobre tudo! Por isso é tão importante um bartender ser bem informado e bom de papo, claro, sem prejudicar o trabalho. (clque no link para saber quais são as competências essenciais de um bartender).

Se você sonha em montar o seu próprio bar, dê atenção especial para o balcão. Planeje o espaço de forma que ele seja destacado, bem posicionado e acolhedor. O balcão de bar deve ser um local onde as pessoas fiquem com vontade de sentar e se sintam acolhidas e confortáveis (Para saber como montar um balcão clique no link).

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.