You are currently viewing O Ranking da ressaca

O Ranking da ressaca

Saiba quais as piores bebidas para o dia seguinte.

A ciência vem estudando há tempos o que é a ressaca e porque ela acontece. Hoje já se sabe que a ressaca é causada pelos efeitos do álcool que o organismo não consegue metabolizar e fica circulando no sangue causando uma série de consequências. As mais comuns são dor de cabeça, náuseas, suor frio, tremores, desidratação, perda de memória e hipoglicemia. Cientificamente, a ressaca é causada por uma substância que é produzida pelo fígado ao tentar eliminar o álcool, chamada acetaldeído.

Sim, o álcool é uma substância tóxica e o nosso fígado se esforça para eliminá-lo do organismo. Para que isso aconteça, o fígado precisa transformar o álcool em ácido acético. Esse é um processo que é feito em duas etapas, primeiro o fígado transforma o álcool em acetaldeído e depois em ácido acético. Pois é aí que acontece o problema! O acetaldeído é muito mais tóxico que o próprio álcool, então, quando o fígado não consegue dar conta de processar tudo rapidamente, o acetaldeído fica circulando no sangue e as consequências são desastrosas.

Mas, o vilão da história não é apenas o acetaldeído. Nas bebidas alcóolicas existem diversas outras substâncias chamadas congêneres que são tóxicas. Por isso, o tipo de álcool que ingerimos será determinante para causar ou não a ressaca. Além disso, claro, existem as diferenças entre as pessoas. Alguns indivíduos conseguem metabolizar o álcool mais rapidamente, outros não. Então, além da qualidade e quantidade do álcool ingerido, a característica física da pessoa também influencia na intensidade da ressaca.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Com relação aos tipos de bebidas alcóolicas, já se sabe quais as que causam mais ou menos ressaca conforme seus processos de produção e do tipo de álcool que elas possuem. Então, pasme, as piores bebidas para a ressaca são as feitas com uvas, ou seja, os vinhos e o brandy, popularmente conhecido como conhaque. (Clique aqui para conhecer o que é brandy).

O vinho tinto é o pior porque possui os taninos e outras substâncias congêneres que potencializam a ressaca. Então, uma ressaca de vinho tinto será a pior que alguém pode experimentar. A sorte é que os vinhos possuem um teor alcóolico menor que uma bebida destilada. Então, o consumo precisa ser elevado para que os efeitos sejam realmente catastróficos. Algo acima de uma garrafa.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Depois dos vinhos e dos conhaques, os maiores causadores de ressaca são os uísques. Assim como os vinhos, os uísques também possuem congêneres que potencializam as ressacas. Esses congêneres são oriundos do processo de envelhecimento. Isso significa dizer que destilados envelhecidos tendem a provocar piores ressacas que os não envelhecidos.

Agora vamos ao destilado que provoca menos ressaca: a vodka. Isso porque ela é destilada inúmeras vezes e depois filtrada. O processo rigoroso de destilação e filtragem purifica a bebida eliminando as substâncias congêneres. Por isso, a vodka provoca menos ressaca. As melhores vodkas, claro, são aquelas que passam por um processo de destilação e filtragem mais rigoroso.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

A cerveja também está lá embaixo na lista, como uma das bebidas alcóolicas que menos causam ressaca. Junto com a cerveja estão dos destilados feitos com álcool de cereais e frutas. O problema da cerveja são as calorias. Apesar de provocar menos ressaca, a cerveja está no topo da lista das que mais engordam. O maior problema da cerveja é a purina, que também é um congênere do processo de fermentação da cevada e aumenta o nível de ácido úrico no sangue.

A missão de um bartender jamais é embriagar pessoas. A grande missão desse profissional é proporcionar boas experiências para os clientes. Por isso é tão importante para quem trabalha nesse ramo conhecer as características das bebidas e seus efeitos. Não é apenas o cliente que precisa ter responsabilidade ao beber. O bartender também precisa ter responsabilidade ao vender. Ele precisa orientar o cliente a ter a melhor experiência oferecendo bebidas de qualidade e dando boas dicas. Então, vamos listar algumas das mais importantes:

1. Beber e se hidratar ao mesmo tempo, ou seja, beber um copo de água sempre junto com sua bebida preferida.

2. Não beber de estômago vazio e procurar comer algo leve junto acompanhando a bebida ou antes dela.

3. Dar um tempo entre uma dose e outra. O nosso organismo demora demora cerca de uma hora para processar um dose padrão de bebida destilada. Então, beba devagar!

Para finalizar, vamos quebrar um mito que existe e muita gente acredita que seja verdade, misturar bebidas. Sim,muita gente já ouviu falar que não se deve misturar bebidas destiladas com fermentadas. De fato, não existe nada científico que comprove isso. O que pode acontecer é o fato da bebida destilada possuir maior concentração alcóolica enquanto a fermentada terá mais congêneres que potencializam a ressaca. Então, a combinação dos dois pode ser ruim. Mas o que conta mesmo é a quantidade que bebemos. Tomar uma taça de vinho, dar um tempo e depois beber uma dose de uísque não serão suficientes para te provocar uma ressaca daquelas.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Quer saber mais sobre álcool e suas características? Confira nosso artigo sobre os tipos de álcool e como nascem as bebidas alcóolicas.

Compartilhe:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.