A importância das guarnições nos coquetéis.
A máxima do “primeiro se come com os olhos”, também vale para o universo da coquetelaria. A aparência de um coquetel faz toda a diferença na experiência de quem vai bebê-lo.
O primeiro impacto é o próprio visual em si. Um coquetel bonito ficará marcado na memória do cliente, podendo se tornar um diferencial daquele estabelecimento e do próprio bartender. Este, por sinal, através de decorações criativas, pode criar uma identidade visual sua, destacando-o de outros profissionais da área, além de ser mais uma forma de apresentar seu talento artístico na elaboração dos drinks.
Outro destaque é o sabor. A decoração pode ter outra função além de apenas embelezar o coquetel. Ela pode realçar os sabores ou acrescentar novos, elevando as camadas de paladar da bebida, dando mais complexidade ao coquetel.
A escolha dos itens utilizados para decoração é fundamental. Além de objetos delicados, como palitos, canudos e sombrinhas, o uso de insumos é uma excelente opção. Para isso, é importante que eles sejam frescos. Uma cuidadosa seleção das frutas e ervas a serem usadas, fazem toda a diferença no resultado final.
Atente para as maneiras adequadas de armazenamento e conservação dos ingredientes para manter o frescor por mais tempo. Por exemplo, depois de lavados e cortados, guarde-os em compartimentos adequados na geladeira. Ervas frescas vão requerer uma atenção especial, para que não murchem até a hora de serem utilizadas.
O corte das frutas também é um diferencial. Aqui é onde o bartender pode, mais uma vez, valorizar a sua criatividade e habilidade. É importante que se tenha em mãos as ferramentas adequadas como facas bem afiadas para otimizar o processo e fazer cortes limpos e precisos. O uso das cascas de frutas retorcidas dão sempre um charme a mais.
A coquetelaria é uma área dinâmica e novas tendências surgem a cada dia. Se manter atualizado e incorporar novos estilos ao seu próprio, faz parte da construção da identidade do bartender e, como já dito antes, é o que o fará se destacar da concorrência.
Algumas tendências nunca saem de moda. O uso de flores, por exemplo, uma marca dos coquetéis Tiki, tanto podem trazer toques de leveza como de extravagância para o coquetel.
Uma que é sempre um acerto, é usar na decoração um ingrediente presente na bebida. Decorar a caipirinha com uma rodela de limão, é um clássico. Já o detalhe sofisticado de folhas de ouro, eleva o padrão de qualquer coquetel.
Cerejas, azeitonas, cebolas em conserva, ervas aromáticas, frutas desidratadas, etc. São inúmeros os ingredientes que podem ser usados na decoração dos coquetéis. O que importa, é que eles sejam usados com criatividade e harmonia, visando torná-lo único e inesquecível para o cliente.