Aprenda a preparar o Shirley Temple

Aprenda a preparar o Shirley Temple

O coquetel que as crianças adoram.

Shirley Temple é um coquetel não alcoólico, tradicionalmente feito com ginger ale com um toque de grenadine e decorado com uma cereja marrasquino. Receitas modernas de Shirley Temple podem conter refrigerante sabor limão, ou limonada e, às vezes, suco de laranja como substituto do grenadine, em parte ou no todo.

Shirley Temples são frequentemente servidos para crianças que estão jantando junto com adultos. São bebidas festivas e refrescantes chamadas Mocktails, assim como os coquetéis Roy Rogers e Arnold Palmer

Conheça mais sobre Mocktails

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

O coquetel pode ter sido inventado por um garçom do Chasen’s, um restaurante que era frequentado por artistas, localizado em West Hollywood, Califórnia, para servir a então atriz-mirim Shirley Temple. No entanto, outras reivindicações sobre sua origem já foram feitas.

Shirley Temple Black foi uma atriz, dançarina, cantora e diplomata norte-americana. De 1935 a 1938, Temple foi a atriz mirim de Hollywood com a maior arrecadação em bilheteria na história do cinema. O mais irônico desta história é que a própria Temple não era fã da bebida, como ela mesma disse ao jornalista Scott Simon em uma entrevista na rádio (National Public Radio – NPR) em 1986:

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

“A bebida gelada e excessivamente doce? Sim, bem… ela foi criada provavelmente na década de 1930 pelo restaurante Brown Derby, em Hollywood, e eu não tive nada a ver com isso. Mas, em todo o mundo, me servem Shirley Temple. As pessoas acham que é engraçado. Eu odeio. É doce demais!”.

Variações do coquetel:

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
  1. Adicionando-se 50 ml de vodka ou run à bebida, cria-se um “Dirty Shirley”.
  2. Troque ginger ale por refrigerante de cola e você terá um ” Roy Rogers“.

Aqui no Brasil, refrigerantes à base de gengibre não são comuns e só agora algumas marcas começaram a chegar no mercado brasileiro. Mas existe uma forma alternativa para o preparo usando xarope de gengibre e refrigerantes de sabor limão que se aproxima muito dos famosos “Ginger Ale” da América do Norte.

Aprenda a preparar o xarope de gengibre

A seguir, ensinamos a receita original do Shirley Temple, que é uma das mais famosas bebidas não alcoólicas do mundo!

Ingredientes:

  • 5 ml de xarope de grenadine;
  • Ginger ale;
  • Cereja maraschino;
  • Gelo.

Modo de preparo:

  1. Acrescente a dose de grenadine em um copo do tipo Collins ou Highball com bastante gelo.
  2. Complete o copo com o ginger ale;
  3. Mexa com uma colher bailarina para homogeneizar e refrigerar a mistura;
  4. Finalize com uma cereja na borda do copo ou simplesmente sobre o drink.
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.