A bebida de verão com chá gelado e limonada.
O Arnold Palmer é uma bebida não alcoólica que combina chá gelado e limonada. O nome refere-se a um famoso golfista profissional americano, conhecido por muitas vezes pedir e beber esta combinação. Alguns historiadores atribuem a ele próprio a invenção da bebida. Trata-se de um Mocktail, que são coquetéis festivos e não alcoólicos. (Conheça mais sobre Mocktails)
Em 2012, um documentário sobre a bebida chamado “30 for 30 Shorts” foi produzido pela rede ESPN, apresentando Palmer, especialistas em bebidas, um grupo de golfistas da PGA e o comediante Will Arnett. Todos discutindo a história e a popularidade da mistura. No filme, Palmer atribui o batismo da bebida com o seu nome ao fato de uma mulher fazer o seguinte pedido ao atendente ” Eu vou tomar aquela bebida de Arnold Palmer também.”
A mistura preferida por Palmer era três partes de chá sem açúcar, a uma parte de limonada. Quando a mistura é feita com partes iguais de chá e limonada, às vezes é chamada de Half & Half .
Palmer ganhou inúmeros títulos no golfe profissional, tanto no PGA Tour como no Champions Tour. Ficou conhecido como “The King”, e foi uma das estrelas mais populares desse esporte. Ele é parte do “The Big Three” do golfe junto com Jack Nicklaus e Gary Player, que são amplamente creditados como pioneiros na popularização e comercialização desse esporte ao redor do mundo. Morreu em 25 de setembro de 2016, aos 87 anos, devido à problemas cardíacos.
A primeira menção da bebida nacionalmente foi na Rolling Stone 1997 “Hot Issue”. O articulista Scott Alexander disse que era a nova bebida da moda e a chamou de “Meio a Meio” (Half and Half). “É meio chá gelado e meio limonada. Em qualquer almoço de Hollywood, todo mundo pede.”, escreveu o articulista. Nem Alexander e ninguém na revista Rolling Stone sabiam que os clubes de campo chamavam a bebida de Arnold Palmer. Por isso, a bebida se tornou popular simultaneamente sob dois nomes.
Existe uma versão da bebida chamada Winnie Palmer que usa chá doce com a limonada, em vez de chá gelado sem açúcar. O nome dessa versão foi dado em referência a primeira esposa do golfista.
A bebida passou a ser vendida sob a marca Arnold Palmer através de um acordo de licenciamento com a Innovative Flavors desde 2001. A Arizona Beverege Company começou a comercializar e vender a bebida com a imagem e assinatura de Palmer na garrafa em 2002 e é responsável pela distribuição desde então. A linha se expandiu para incluir vários sabores, incluindo Chá Verde, Chá Doce Estilo do Sul e Limonada Rosa, Zero Calorias, Morango, Pêssego, Manga e Energia Natural.
A limonada combinada com chá gelado também é vendida sem a marca Arnold Palmer por outras empresas, como Nestea, Lipton Brisk, Honest Tea (como Half and Half), Nantucket Nectars (como Half and Half), Country Time, Sweet Leaf, XINGtea, Snapple e Peace Iced Tea (como Caddyshack). Tem 43 mg de cafeína por bebida de 680 ml. Recentemente, a partir de 26 de abril de 2021, Chick-fil-A começou a vender sua própria versão comercializada como “Sunjoy”.
À medida que o Arnold Palmer cresceu em popularidade, primeiro entre os golfistas e depois entre o público em geral, algumas pessoas começaram a experimentar adicionar álcool a ele. Essas versões alcoólicas eram geralmente chamadas de “Arnold Palmers adulto” (Adult Arnold Palmer).
Uma versão alcoólica da bebida (geralmente feita com vodka) é muitas vezes referida como John Daly. No entanto, a MillerCoors começou a comercializar e distribuir uma versão comercialmente disponível à base de malte da bebida sob o nome Arnold Palmer Spiked no início de 2018.
Então, vamos a receita!
Ingredientes:
- 75 ml de chá gelado;
- 75 ml de limonada;
- 1 squeeze ou rodela de limão; (Saiba o que é um Squeeze, Twist ou Zest)
- Gelo.
Modo de preparo:
- Acrescente os ingredientes em um copo do tipo Collins ou Highball com bastante gelo.
- Mexa com uma colher bailarina para homogeneizar e refrigerar a mistura;
- Finalize com a rodela de limão dentro do copo ou um squeeze simplesmente sobre o drink.