Licor era a bebida preferida da cantora Janis Joplin.
O mundo das artes e o mundo das bebidas sempre estiveram muito ligados. É comum a relação de nomes famosos das artes com algum tipo de bebida que adoravam. O licor americano Southern Comfort é um desses exemplos. Ele era a bebida preferida da cantora Janis Joplin, ícone dos anos 60, conhecida pela sua voz rouca e que morreu ainda muito jovem por overdose.
O Southern Comfort é feito a partir da mistura de uísque bourbon com frutas e especiarias. Foi criado em 1874 na cidade de Nova Orleans pelo bartender M. H. Heron com o objetivo de tornar o gosto do uísque mais agradável e fácil de beber. É portanto uma bebida composta da categoria dos licores. Daí o vem o nome “Comfort” que tem a ver com a sensação de ser confortável para beber.
A bebida é apresentada em três versões: black, orginal e 100. O black tem sabor defumado, o original é mais adocicado e o 100 é mais frutado. Seu teor alcóolico é de 35%. Além de poder ser bebido puro, é também ótimo para misturas.
Entre os cocktails feitos com Southern Comfort estão o Southern Mule, uma versão do Moscow Mule substituindo a vodka pelo Southern Comfort Black, o Comfort & Cola, feito com o Original e o Southern Manhattan, versão do clássico Manhattan, substituindo o bourbon pelo Southern Comfort Black ou pelo 100.
Apesar de ser vendido e apresentado como Whiskey, Southern Comfort é, de fato, um licor. Seu marketing tenta associar a bebida ao estilo de vida típico da década de 1960, aproveitando o fato de ter tido Janis Joplin como sua maior garota propaganda.