Aprenda três receitas matadoras.
Caipirinha é o drink oficial do Brasil. Para ser caipirinha precisa ser feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Se mudar a fruta ou o destilado, deixa de ser caipirinha e passa a ter outro nome. Quando é feita com vodka, chama-se Caipivodka, ou Caipiroska se for feita com vodka Smirnoff (caipiroska é uma marca registrada da Smirnoff).Se for feita com rum Bacardi chama-se caipiríssima, que é uma marca registrada dessa companhia. Se for feita com saquê, caipisaquê ou saquerinha. Então, existem vários nomes para batizar uma mistura de destilado com fruta in natura que, de uma forma genérica, podemos chamar de caipis.
O que caracteriza uma caipi é ser uma mistura de algum destilado com um uma fruta in natura macerada, acrescida de gelo e açúcar a gosto. Esse tipo de drink obedece uma técnica padrão que é pegar a fruta in natura, macerá-la no copo ou na coqueteleira, acrescentar o açúcar ou xarope a gosto, uma dose do destilado, e encher de gelo. Pode ser batida ou simplesmente montada. Isso é uma caipi, um tipo de drink tipicamente desse nosso país maravilhoso repleto de opções de frutas.
Quando se usa um suco da fruta pronto ou industrializado, teoricamente deixa de ser uma caipi e passa a ser outro tipo de drink. O copo também deve ser baixo e largo, tipo On the Rocks ou Old Fashioned. As caipis são essencialmente um drink curto, de até 100ml, ideal para ser apreciado em dias quentes, na praia, piscina, acompanhando uma boa feijoada ou até mesmo um churrasco.
Não precisa ser servida com canudo. Mas o canudo é bom, desde que seja um pouco mais grosso para evitar o entupimento com os bagaços da fruta. O canudo pode ter a ponta até em formato de pá, para o cliente poder no final, pescar alguns pedacinhos da fruta e comer.
Adoçar a caipi com xarope em vez do açúcar refinado é melhor, pois a bebida vai ficar mais homogênea. Quando se adoça com açúcar refinado ou qualquer outro granulado, o açúcar nunca dilui totalmente e fica depositado no fundo. Quando o cliente está de dieta, o ideal é fazer sem açúcar e dar o adoçante para que ele possa adoçar a gosto.
Dito isto, vamos a três receitas deliciosas de caipis, mas antes é preciso explicar algumas coisas básicas sobre a ciência das misturas. A primeira delas é que todo bom drink ou coquetel deve buscar o equilíbrio, ou seja, não ser nem muito doce e nem muito amargo, ou azedo. A acidez também não deve ser exagerada. Por isso usa-se o açúcar ou algum outro agente adoçante em quantidades bem estudadas para não ser nem muito e nem pouco.
Pode se usar licores para adoçar, um bitter para realçar, ou outras frutas para quebrar o doce excessivo e buscar o equilíbrio desejado. Além disso, pode se usar algum tipo de tempero para dar um toque especial. O tempero pode ser uma especiaria. Mas, a estrutura da caipi sempre será a fruta e o destilado com o qual ela está sendo feita.
Então, vamos ver como podemos fazer caipis deliciosas e surpreendentes adicionando pequenos detalhes conforme explicado acima.
Com Licor de Malibu
Essa é uma deliciosa e surpreendente versão da tradicional caipirinha de limão. Prepare sua caipirinha normalmente e no final acrescente um fio de Malibu.
Morangos com limão
Uma caipi de morango é sempre uma delícia. Entretando, algumas vezes pode ficar doce demais. Experimente fazer a sua caipi de morango e antes de bater, espremer meio limão. O resultado é supreendente.
Uva com manjericão
Essa é deliciosa também. Seleciones algumas uvas sem caroço. Podem ser tintas e brancas misturadas, ou apenas um tipo. As que indicamos são as do tipo vitória. Coloque no copo ou na coqueteleira junto com algumas folhas de manjericão e macere tudo junto. Acrescente o xarope, o gelo e o destilado.
Veja abaixo uma vídeo-aula ensinando a fazer essas receitas e crie as suas próprias.