A importância de participar
Escrito por Marcelo Reis*
Existem diversas razões para que você, como bartender, se disponha a participar de campeonatos de coquetéis. As competições são importantes e o mundo competitivo nos leva a se dedicar e evoluir. Estudar os ingredientes em busca da receita perfeita para a competição e se dedicar na busca das melhores técnicas para a preparação do coquetel podem te abrir novas possibilidades. Nessa busca, certamente você irá adquirir conhecimentos e fará experiências que servirão para outros momentos da sua carreira, seja para seu trabalho do dia-a-dia ou para outras competições.
Toda competição irá te proporcionar recompensas, mesmo que você não saia vitorioso. Você vai adquirir muito conhecimento e fará novas amizades que poderão ser muito importantes para seu crescimento na carreira. Algumas competições te dão a oportunidade de viajar e conhecer vários países. Você irá conseguir unir a sua profissão com mais um sonho seu, pois as viagens normalmente são pagas pelos organizadores.
Então, o mais importante é você perder a vergonha e começar a competir. Isso trará para você um enorme conhecimento e experiência. Não fique frustrado caso não você não ganhe as competições em que entrar. Isso faz parte. Mas lembre-se que você sempre terá benefícios aprendendo com os erros e também com todos que estão envolvidos. Em cada competição da qual participar você sairá dela um bartender melhor, pode ter certeza disso.
Muitas competições costumam ser criada por marcas e, claro, que a exigência é a criação de um coquetel utilizando o produto do fabricante. Entre as mais conhecidas estão a Bacardy Legacy, Campari Bartender Competition e a Beefeater Mix London. Aqui no Brasil, uma das competições mais famosas é o Bartenders & Baristas Challenge, promovido pelo Licor 43.
Normalmente, essas competições são de abrangência mundial e algumas locais. Em 2022 o Brasil teve um finalista no Bartenders & Baristas Challenge, o bartender André de Abreu Caveagna. Ele criou o coquetel chamado La Fúria e teve sua receita divulgada pela marca. Claro que isso pode representar muito na carreira. Em 1987 o jovem bartender Ted Pizio participou de uma competição promovida pela fabricante do Licor de Pêssego. Ele foi vitorioso e sua criação virou um clássico da coquetelaria, o Sex on the Beach.
Além das marcas, as competições também são criadas pelas associações de bartenders ou de empresas do ramo. Uma das principais competições do mundo é o Word Class, realizado pela gigante das bebidas Diageo, que reúne bartenders de vários países. Outra competição famosa é o WCC – World Cocktails Competition, realizado pela International Bartenders Association – IBA. Vale a pena conhecer. Além dessas existem muitas outras. Mas não se prenda apenas às mais famosas. Se você pesquisar pode ser que tenha até alguma mais simples na sua cidade. Certa vez, na cidade de Paraty, foi realizada uma competição para escolher o melhor coquetel criado com as cachaças da região. A vencedora foi a bartender Camila Paiva. Ela criou o coquetel Jorge Amado, feito com a cachaça Gabriela, que se tornou o drink oficial da cidade.
Então, todas as competições são importantes e podem te dar a chance de se tornar um bartender conhecido até mundialmente. Não importa se você vai se inscrever em uma competição pequena ou uma grande internacional, apenas se inscreva, crie seu coquetel e boa sorte. Quem sabe sua vida pode mudar.