Conheça o bartender que se tornou um dos mais famosos da história.
Escrito por Caetano Campisi*
Nascido na Inglaterra no final do século XIX, Craddock mudou-se para os Estados Unidos em 1897, onde começou sua trajetória como bartender no Hollenden Hotel de Cleveland e no Knickerbocker Hotel and Hoffman House de Nova York.
Após anos no EUA e de se tornar cidadão americano, ele deixou a América com o legado de ter sido o último bartender a preparar um drink antes de vigorar a Lei Seca. Craddock voltou para sua terra natal e começou a trabalhar no American Bar no Savoy Hotel, Londres, em 1920 onde fez história.
O Savoy Hotel é um hotel de luxo localizado em Strand, no centro de Londres. Foi construído pelo empresário Richard D’Oyly Carte com os lucros de suas produções de ópera Gilbert e Sullivan e foi inaugurado em 6 de agosto de 1889.
O Savoy se tornou então um ponto de encontro de celebridades e seu bar foi a Meca da coquetelaria inglesa. Craddock foi seu headbartender por mais de uma década e durante esse período compilou as receitas de coquetéis que preparava no célebre livro The Savoy Cocktail Book. São 750 coquetéis que se tornaram mundialmente conhecidos incluindo o famoso Corpse Reviver #2 e White Lady. Neste coquetel em particular, ele divide os créditos com Harry McElhone, intitulado como criador em 1919 no Ciro Club também em Londres.
As criações de Craddock se tornaram referência na coquetelaria mundial, listados e categorizados como Clássicos Inesquecíveis e Contemporâneos pela IBA (International Bartenders Association).
(Clique aqui e conheça a lista dos coquetéis que todo bartender deve conhecer)
Enquanto estava no Savoy, Craddock co-fundou o United Kingdom Bartenders Guild em 1934. Em 1938, ele se mudou para o Dorchester Hotel e depois para o Browns Hotel, aposentando-se em 1947.
Em seus últimos anos, Harry não estava bem financeiramente e não buscou ajuda, envergonhado de acabar na assistência nacional. Morreu em 1963 e foi sepultado em uma sepultura compartilhada em Gunnersbury. Um triste fim para um dos maiores nomes da história da coquetelaria e que teve seu inestimável valor reconhecido décadas depois.