Entenda quando você deve tocar fogo em um coquetel.
Existem várias razões para você flambar um drink. Mas, em primeiro lugar é preciso ter responsabilidade para fazer. São inúmeros os bartenders que arriscam suas carreiras fazendo esse procedimento de forma totalmente irresponsável e são igualmente irresponsáveis os donos de estabelecimentos ou organizadores de eventos que permitem isso.
Então, a primeira coisa que você aprender é que para fazer isso é preciso técnica e cuidado. O efeito pode ser maravilhoso, mas igualmente desastroso se algo der errado. Nesse artigo você vai aprender como fazer, quando fazer e como garantir a sua e a segurança dos clientes.
O termo flambar vem dos francês “colocar chama”. Os drinks flambados também podem ser chamados de flamejantes e existem três razões básicas para você fazer isso:
- para aquecer um drink
- para aromatizar um drink
- para simplesmente criar um impacto visual
As razões podem ser simultâneas, ou seja, você pode flambar um drink para obter as três coisas citadas acima. Então, vamos saber agora como nasceu essa prática.
O primeiro drink flambado que se tem registro foi o famoso Blue Blazer criado por aquele que é considerado o pai da coquetelaria moderna, o bartender americano Jerry Thomas. Thomas também é considerado o pai do Flair Bartending, ou seja, trabalhar de forma performática.
O Blue Blazer consistia em whiskey misturado com água quente.Thomas flambava a mistura e passava ela de uma caneca para outra em um ritual que impressionava os clientes. Esse drink era servido em dias frios e ajudava a aliviar os sintomas da gripe. Ou seja, Thomas flambava sua criação para atender dois dos objetivos citados acima, aquecer e impressionar.
Mas, o destilado mais famoso que é flambado é o conhaque e a razão também é aquecer. O conhaque é uma bebida para ser apreciada quente, pois assim ele libera todas as suas propriedades aromáticas e de sabor. Mas, no caso do conhaque, também pode se flambar para acrescentar aromas, como por exemplo, cascas de limão, laranja e canela. Nesse caso, coloca-se as casas e um pau de canela em um prato junto com açúcar embedido em algum destilado. Então flamba-se essa mistura e aquece-se com cuidado a taça de conhaque para ela incorporar o aroma. Por fim coloca-se a dose de conhaque na taça levando-a novamente e com cuidado até o fogo deitando a taça sobre ele para que a chama possa flambar o conhaque também.
Então, agora você aprender como flambar e os cuidados que deve tomar:
- Para flambar uma bebida é necessário que ela tenha teor alcóolico a partir de 40%;
- A bebida não pode estar gelada, caso contrário, ela não vai flambar;
- Para flambar use um pequeno maçarico;
- Para apagar, assopre ou cubra com um copo grande;
- Jamais sirva o drink para o cliente ainda em chamas;
- Não deixe o drink flambando por muito tempo, pois o copo vai quebrar.
Se estiver fazendo um drink em camadas, deixe a bebida para colocar a bebida mais alcóolica por último.
Veja abaixo um vídeo mostrando o procedimento.