Conheça o drink que serviu de inspiração para inúmeros clássicos.
O whiskey sour é um coquetel contendo whiskey (muito utilizado o bourbon), suco de limão, açúcar e, opcionalmente, um pouco de clara de ovo. É um dos coquetéis oficiais classificados como inesquecíveis da International Bartenders Association – IBA
Neste artigo você aprenderá como preparar este coquetel que ocupou uma posição de popularidade na história do consumo americano por mais de um século e continua a inspirar novas interpretações atualmente.
O primeiro registro impresso do Whiskey Sour aparece em 1862 em How to Mix Drinks , de Jerry Thomas , embora a receita provavelmente remonte muitos anos antes.
Alguns dizem que a origem do coquetel pode ter sido no Perú, mais especificamente no porto de Iquique, criado em um barco pelo bartender Elliott Stubb também no ano de 1862. O argumento para a veracidade dessa história é que adição de limão ao whiskey prevenia o escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no organismo comum entre marinheiros que passavam longo período no mar com alimentação precária.
A clara de ovos é utilizada para conferir uma textura sedosa e uma espuma ao coquetel.
Ingredientes:
- 45 ml de Bourbon;
- 25 ml de suco de limão.
- 20 ml de xarope simples de açúcar (1:1);
- 1 pequena clara de ovo (opcional);
Modo de preparo:
- Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira Bata vigorosamente a seco (método dry–shake).
- Bata vigorosamente todos os ingredientes com gelo e verta coando duplamente sobre uma taça do tipo coupette ou martini resfriada sem gelo dentro. Também é comum servi-lo em copo Coubbler ou Old Fashioned, ambos com gelo.
- O enfeite tradicional é a metade de uma laranja e uma fatia de cereja marrasquino, um twist ou uma casca de limão siciliano.