Aprenda a preparar o Whiskey Sour

Aprenda a preparar o Whiskey Sour

Conheça o drink que serviu de inspiração para inúmeros clássicos.

O whiskey sour é um coquetel contendo whiskey (muito utilizado o bourbon), suco de limão, açúcar e, opcionalmente, um pouco de clara de ovo. É um dos coquetéis oficiais classificados como inesquecíveis da International Bartenders Association – IBA 

Neste artigo você aprenderá como preparar este coquetel que ocupou uma posição de popularidade na história do consumo americano por mais de um século e continua a inspirar novas interpretações atualmente.

O primeiro registro impresso do Whiskey Sour aparece em 1862 em How to Mix Drinks , de Jerry Thomas  , embora a receita provavelmente remonte muitos anos antes.

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

Alguns dizem que a origem do coquetel pode ter sido no Perú, mais especificamente no porto de Iquique, criado em um barco pelo bartender Elliott Stubb também no ano de 1862. O argumento para a veracidade dessa história é que adição de limão ao whiskey prevenia o escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no organismo comum entre marinheiros que passavam longo período no mar com alimentação precária.

A clara de ovos é utilizada para conferir uma textura sedosa e uma espuma ao coquetel.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Ingredientes:

  • 45 ml de Bourbon;
  • 25 ml de suco de limão.
  • 20 ml de xarope simples de açúcar (1:1);
  • 1 pequena clara de ovo (opcional);

Modo de preparo:

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS
  1. Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira Bata vigorosamente a seco (método dryshake).
  2. Bata vigorosamente todos os ingredientes com gelo e verta coando duplamente sobre uma taça do tipo coupette ou martini resfriada sem gelo dentro. Também é comum servi-lo em copo Coubbler ou Old Fashioned, ambos com gelo.
  3. O enfeite tradicional é a metade de uma laranja e uma fatia de cereja marrasquino, um twist ou uma casca de limão siciliano.
Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.