A Origem da Caipirinha

A Origem da Caipirinha

Conheça as versões de como foi criado o drink mais popular do país.

Existem diferentes histórias para a origem da nossa caipirinha. O que se tem certeza é que o drink foi criado no estado de São Paulo no século XIX.

Uma versão é que foi criada por fazendeiros para festas e eventos de alto padrão pela forte cultura canavieira e logo passou para o gosto popular devido ao baixo preço de seus ingredientes.

Outra vertente seria que marinheiros que passavam pelo Rio de Janeiro adicionaram limão às doses de cachaça que bebiam para evitar o escorbuto e foi uma questão de tempo até o açúcar ser adicionado.

Promo conteúdo blog
GOSTOU DESTE CONTEÚDO?

Faça nosso curso de Bartender e torne-se um profissional do bar.

Por fim, o nome “caipirinha” foi criado numa homenagem à pintora Tarsila do Amaral e que a própria já servia a bebida a pessoas que frequentavam sua casa em Paris, antes da Semana de Arte Moderna.

No entanto, tais referências apresentadas acima, não possuem confirmações comprobatórias.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

A versão mais aceita, segundo o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), é que a história da caipirinha começou por volta de 1918, no interior do Estado de São Paulo com uma receita popular feita de limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola, com um pouco de álcool (cachaça) para acelerar o efeito terapêutico. (Clique aqui para saber a diferença entre aguardente, cachaça e pinga)

Certo dia, alguém alterou a fórmula, retirou o alho e o mel, acrescentou um bocado de açúcar para adoçar e gelo para espantar o calor.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

A partir da Semana da Arte Moderna em 1922, a tal bebida se popularizou entre os artistas do evento como um símbolo de brasilidade, e os artistas a teriam introduzido em seus estados de origem ao final do evento. (clique aqui para aprender a fazer uma boa caipirinha).

Idependente de qual a versão na qual você acredita, o fato é que a caipirinha se tornou um patrimônio da coquetelaria brasileira, famosa no mundo inteiro, tema de campeonatos e inspiração para novas receitas com base na mesma prática de misturar cachaça com um suco de fruta extraído na hora a partir do processo de maceração.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Caetano Campisi

Sou nascido e criado na região da Costa Verde, Vila Muriqui/RJ, filho de comerciantes de uma tradicional cantina italiana onde sempre estive envolvido na área de atendimento ao público. Sou proprietário e bartender da Cantina do Rocco onde meu desafio foi transformar a identidade da empresa líder criada pelos meus pais em um negócio com a minha "cara". Tenho mais de trinta anos de experiência no mundo do bar e faço parte do time de instrutores da Escola do Entretenimento. Minha missão é compartilhar todo o meu conhecimento para formar profissionais qualificados para atuarem em bares, hotéis, eventos e casas noturnas.