Saiba a sua importância e como escolher a sua.
Escrito por Marcelo Reis*
A colher bailarina é um dos utensílios mais importantes do bar junto com a coqueteleira e o dosador. Ela faz parte de um kit básico do bartender. A sua importância é muito grande. O tamanho alongado permite que o bartender mexa os drinks com facilidade para misturar os ingredientes.
Mas não é só isso. A bailarina, também chamada de colher de bar, tem muitas outras utilidades. Na extremidade oposta à concha, ela pode ter outros instrumentos. O mais comum é um pequno muddler, uma chapa de metal redonda usada para macerar folhas, especiarias e dissolver pequenos grãos. Esse tipo de colher teve origem no século XIX e antes de ser incorporada no mundo do bar, era usada pelos farmacêuticos.
Além desse modelo, com o muddler em uma das extremidades, existe um outro com um garfo que serve para espetar frutas. Por fim, existe ainda uma última opção com uma pequena ponta de plástico ou metal arredondada que serve para puxar algum elemento do fundo do copo ou possibilitar mexer um drink quando o copo está cheio de gelo.
Sim, dificilmente você conseguirá levar a concha da bailarina até o fundo de um copo longo cheio de gelo. Nesses casos, usa-se a outra extremidade com essa pequena ponta de plástico ou uma esfera de metal para mexer o coquetel. Este modelo de bailarina é realmente o mais útil para o bartender, mas o ideal é que você tenha os três para poder atender todas as necessidades durante a elaboração de um drink.