Item é fundamental para conferir estilo, precisão e produtividade.
Escrito por Marcelo Reis*
As biqueiras fazem parte da lista de ferramentas do bartender e utensílios do bar. É um item muito mais importante do que se imagina. As biqueiras facilitam e tornam o trabalho do bartender mais “limpo”, preciso e produtivo.
A recomendação para um trabalho profissional é substituir os dosadores originais que vêm nas garrafas e colocar biqueiras. Mas, não devemos fazer em todas, apenas nas que são usadas com bastante frequência e não possuem valores muito elevados.
A retirada dos dosadores originais e troca pelas biqueiras, pode gerar desconfiança nos clientes de que o conteúdo possa ter sido adulterado. Então, a retirada dos dosadores em whiskies, por exemplo, e outros espíritos premium de alto valor, deve ser analisada.
Existem vários tipos de biqueiras e cada uma tem uma aplicação. Mas as mais importantes para os bartenders são as seguintes:
Biqueiras de plástico, usadas para direcionar o fluxo durante o serviço. Possuem cores diferentes facilitando a identificação. Por exemplo, bebidas de um determinado grupo podem ter biqueiras com uma cor específica. Licores, vermutes, bitters, e demais tipos de bebidas que normalmente são colocadas nos coquetéis em quantidades inferiores a uma dose, devem ter esse tipo de biqueira.
Biqueiras de metal, que produzem um fluxo contínuo e preciso, por isso podem ser usadas no free pouring. As biqueiras de metal devem ser colocadas nas garrafas que são usadas com muita frequência e que compõem as bases dos coquetéis. As garrafas dos principais espíritos como rum, cachaça, vodka, tequila e gin devem ter essas biqueiras.
Existe ainda um tipo de biqueira com controle de dosagem. Essas biqueiras interrompem o fluxo automaticamente após atingir 50ml. Não recomendamos essas biqueiras, pois tira a liberdade do bartender de fazer pequenas variações na dosagem, que às vezes podem ser importantes e necessárias.
Veja um vídeo abaixo ensinando como retirar os dosadores originais das garrafas e substituir por biqueiras.