Termos estão presentes em muitas receitas de coquetéis, saiba o que significam.
Com certeza você já viu em alguma receita de coquetel a frase “coloque um dash disso ou um splash daquilo” e ficou na dúvida sobre o que significam. Muito bem, vamos explicar e aproveitar para falar algumas coisas importantes sobre as receitas de coquetéis.
As receitas possuem elementos que precisam estar presentes em quantidades exatas, pois são a essência básica da estrutura do coquetel, e outros que podem ter as quantidades definidas a gosto.
Normalmente as receitas são compostas por três grupos de elementos. O primeiro é chamado núcleo. O núcleo vai ser composto pela base, que pode ser um espírito acrescido de alguma outra bebida, que pode ser um licor, um vermute, ou bebidas não alcóolicas, como sucos, ou refrigerantes.
Na maior parte das receitas, as quantidades das bebidas do núcleo vêm descritas em quantidades exatas. A única exceção são para os drinks cujo acréscimo de um componente serve para dar uma refrescância ou suavizar um destilado. Esse é o caso, por exemplo, do Gin Tônica, da Cuba Libre, do Mojito, em que as quantidades de tônica, coca-cola e água com gás, respectivamente, não são especificadas em medidas exatas. As receitas dizem apenas “complete com tônica, com refrigerante ou soda”.
Ainda assim, as quantidades podem ser recomendadas. No caso do Gin Tônica, por exemplo, se recomenda que sejam 3 partes de tônica para uma parte de gin.
O segundo elemento das receitas são os chamados elementos de equilíbrio. Nesse grupo estão os agentes adoçantes. Esses são os componentes que você vai colocar para equilibrar e harmonizar o sabor do núcleo, deixando-o mais ou menos doce, equilibrando o azedo ou amargor excessivo. Nesse caso, as medidas são recomendadas e podem ser alteradas de acordo com a preferência do cliente. Uma caipirinha, por exemplo, pode levar a quantidade de açúcar de acordo com o pedido do cliente, mais ou menos doce.
Por fim, existe o grupo dos temperos. Esse grupo vai incluir, por exemplo, bitters, raízes, folhas, frutas, que são usadas para conferir um sabor especial ao coquetel. Os temperos líquidos são incluídos na receita em pequenas quantidades, que podem ser chamadas de dash ou splash.
O dash é uma gotejada cuidadosa de alguma coisa. Se fosse ter uma medida, seria algo em torno de 1ml. Já, o splash é um pouco mais, é uma espirrada, sem muito cuidado, de alguma coisa. Se fosse ter uma medida, seria algo entre 2 a 3ml.
Então, se vai colocar um tempero líquido no seu drink com cuidado e parcimônia, será um dash. Se for espirrar sem muito cuidado, será um splash.
Além desses dois termos, existe o squeeze, quando se usa fruta, mais especificamente limão. O squeeze é uma forma de temperar o drink dando uma espremida em um gomo de limão. O gomo pode ser descartado ou jogado dentro do copo.