Aprenda a preparar o drink mexicano que o mundo adora.
A Margarita está para o México assim como a Caipirinha está para o Brasil e o Mojito está para Cuba. É um coquetel nacional, mas apesar disso, sua receita não parece ter sido criada pelos mexicanos.
Existem várias histórias sobre a criação da Margarita, mas o fato, é que antes de sua invenção, já havia um coquetel exatamente igual criado pelos britânicos chamado de Picador.
Os primeiros registros de um coquetel com nome de Margarita datam dos anos 50, enquanto que o Picador já existia desde os anos 30. O nome pode ter sido escolhido por causa da Isla Margarita ou porque esse era um nome bem comum para batizar as meninas naquela época.
Na verdade, a Margarita é um sour, ou seja, um coquetel que leva limão para conferir um sabor cítrico e azedo. Ela faz parte de uma família de coquetéis chamados Daisy que levam um destilado + licor de laranja + suco de limão. Mas, ficou tão popular e com tantas variações que passou a ter uma categoria específica só para ela. A principal variação da Margarita é a frozen, batida no liquidificador com gelo.
Vamos então aprender a fazer a receita orginal.
Ingredientes:
- Tequila prata 100% agave
- Licor de laranja (Triple sec)
- Suco de limão
- Sal
Modo de preparo:
- Coloque gelo em uma taça coupe ou martini e reserve;
- Coloque gelo em uma coqueteleira;
- Coloque na coqueteleira 60ml de Tequila, 30ml de licor de laranja e 15ml de suco de limão;
- Bata para gelar bem;
- Descarte o gelo da taça;
- Faça uma borda de sal na taça;
- Sirva na taça com dupla coagem.
Se o coquetel estiver muito cítrico e azedo, você pode equilibrá-lo colocando um pouco de xarope de açúcar, ou mesmo substituindo o suco de limão pelo sour mix. Para fazer a versão frozen, dobre a quantidade de suco de limão e adoçe mais.
Veja abaixo um vídeo ensinado a fazer as duas formas.