Aprenda como fazer a mistura doce/azeda que facilita a vida do bartender.
Nos anos 80, os bares temáticos americanos criaram procedimentos para facilitar a vida dos bartenders e ao mesmo tempo agilizar o trabalho. Entre esses procedimentos estava a utilização de misturas já prontas para serem usadas nos coquetéis, em vez de preparar tudo na hora.
Imagine o tempo que um bartender perde preparando uma Pina Colada com tudo fresco e feito na hora. Pois todo bar que tem Pina Colada em sua receita, já deixa um mix pronto de suco de abacaxi, creme de leite e leite de coco. As misturas prontas, além de agilizarem o trabalho, também evitam o desperdício. Um mix artesanal pode durar até três dias armazenado em uma garrafa fechada na geladeira. Uma fruta que já está cortada e não foi utilizada, tem que ser descartada no final da noite.
O sour mix é uma das misturas mais usadas e nada mais é do que limão já previamente misturado com xarope de açúcar. Para fazer um sour mix perfeito o ideal é usar dois tipos de limão, o siciliano e o taiti. Assim, você obterá um sabor cítrico mais complexo. A proporção mais utilizada é de 1 para 1, ou seja 1 parte de xarope simples para uma parte de suco de limão.
O modo de preparo é muito simples. Primeiro, faça o xarope de açúcar. Veja como clicando no link. Depois adicione o suco de limão e misture. Guarde em uma garrafa. Esse mix será usado em muitas receitas, como por exemplo, o Blue Hawaii.
Existem misturas prontas industrializadas, mas um bom bartender, que preza pela qualidade, mas ao mesmo tempo quer ter agilidade, prepara suas próprias misturas.
Veja o vídeo ensinando como fazer o sour mix.