Conheça algumas receitas que tornam a bebida uma boa pedida para os dias quentes.
Vinho não combina com verão, certo? Errado. Alguns dos países que mais produzem e apreciam vinhos no mundo criaram formas de apreciar a bebida mesmo em dias quentes. Entre eles estão a França, a Espanha e a Itália. Então vamos conhecer essas receitas começando pela França.
Os franceses são notórios gourmets e não perderam tempo em desenvolver uma receita para beber seus célebres vinhos brancos e champanhes. Essa receita é o Clericot. O Clericot é uma mistura de vinho branco ou espumante com frutas e licor de laranja. A forma de preparo é bem simples. Corte alguns pedaços de frutas e coloque em uma jarra com bastante gelo, depois adicione uma pequena quantidade de licor de laranja (pode ser triple sec ou cointreau) e despeje o vinho ou espumante. Não existe uma medida específica. Você pode dosar as quantidades a seu gosto.
Outra receita para consumir vinho no verão vem da Espanha. É a sangria. A sangria é semelhante ao Clericot. A diferença é que leva vinho tinto em vez de branco. Ao escolher as frutas, dê preferência para as maçãs.
Mas, a receita mais celebrada para apreciar vinho no calor vem da Itália, mais especificamente da região de Veneza. São os famosos Spritz. A receita mais conhecida é a do Aperol Spritz.
Os Spritz nada mais são do que vinhos espumantes com acréscimo de alguma fruta ou licor cítrico e água com gás. Dessa forma obtém-se um drink super refrescante que é apreciado no mundo inteiro.
A receita do Aperol Spritz é 3 partes de espumante, duas partes de licor de Aperol, e uma parte de água com gás. Para decorar coloque uma ou duas fatias de laranja e sirva em uma taça cheia de gelo.
Veja no vídeo como fazer um Clericot diferente.