Quais bebidas não podem faltar no seu bar

Quais bebidas não podem faltar no seu bar

Conheça os tipos que você precisa ter nas prateleiras.

Escrito por Marcelo Reis*

Quer trabalhar como bartender, está montando um bar ou empresa de eventos? A primeira pergunta mais comum nessa fase é quais as bebidas necessárias para atender os clientes. Então, para responder essa pergunta, a Escola do Entretenimento preparou uma lista simples que vai te possibilitar montar um cardápio básico com os itens mais pedidos pelo público segundo as pesquisas de consumo.

A lista começa, claro, com as bebidas mais vendidas no mundo. As quatro principais são: cerveja, vinho, whisky e vodka. Então, qualquer bar precisa ter obrigatoriamente essas quatro opções, a menos que seu negócio tenha um foco muito específico. Por exemplo, uma whiskeria pode não ter vinho e nem cerveja para oferecer. Mas, se esse não é o seu caso, você deverá oferecer ao seu público um cardápio com essas quatro opções no mínimo.

Para montar um cardápio básico com cervejas, vinhos, whisky e vodka é recomendado que você acompanhe as tendências de mercado. Quais são as marcas consumidas pelo seu tipo de público? No caso das cervejas, defina se vai trabalhar com populares ou especiais. Atenda o desejo dos seus clientes.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Para os vinhos, adote a mesma estratégia. Pesquise os tipos e rótulos mais adequados ao seu tipo de público. O ideal é que você tenha pelo menos um rótulo de cada tipo: tinto, branco e espumante. Os que têm boa aceitação, bons preços e não fazem feio, mesmo com clientes mais exigentes, são chilenos e argentinos. No caso dos espumantes, os brasileiros também entram na lista.

No caso dos whiskies, fica mais fácil. Os mais vendidos são Jack Daniel´s e Johnnie Walker (ofereça a opção do Red e do Black). Dessa forma você estará contemplando seu cardápio com os principais tipos: terá um whiskey americano e um scotch para oferecer. (Clique aqui para saber mais sobre whisky).

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

No caso da vodka, o ideal é que você tenha no cardápio uma marca nacional e uma importada. Entre as opções que atenderão ao público de forma geral e não fazem feio com os mais exigentes estão a Smirnoff (nacional) e a Absolut (importada).

Mas, não esqueça que você está no Brasil, então, você vai precisar de uma quinta bebida, a cachaça, a bebida destilada oficial do nosso país. O ideal é ter uma marca popular e uma artesanal para atender os gostos mais exigentes e preparar boas caipirinhas. (Clique aqui para saber mais sobre caipirinha).

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

Entre os drinks preparados pelo bartender, o posto da caipirinha como drink número 1 vem sendo seriamente ameaçado pelo gin & tônica. Esse drink caiu no gosto do brasileiro, principalmente do público feminino, e para atender bem seus clientes, você precisará ter gin na sua prateleira. O ideal é que tenha dois tipos pelo menos, um nacional, para atender quem quer degustar um gin & tônica mas não quer pagar muito, e um importado para os mais exigentes. As marcas mais vendidas são Seagers (nacional) e o Tanqueray (importado).

Agora, se você quer ter um bar completo vai precisar diversificar mais. Para oferecer uma opção maior de coquetéis você precisará completar sua oferta de spirits com rum e tequila. Você deve priorizar a tequila prata e o rum branco, que são os tipos mais utilizados na preparação de drinks. Mas, se você quer ter uma oferta maior de opções no cardápio, inclua também a tequila ouro e o rum black.

Para poder montar um cardápio básico de drinks e coquetéis, incluindo os mais famosos do mundo, você deverá ter, além dos spirits, licores, vermutes e bitters. Entre os licores, os essenciais são os de laranja chamados triple sec. Entre eles está o famoso Curaçao, que pode ser claro ou colorido. Esse licor é usado em muitos coquetéis. Além dele, você deverá ter alguns licores de outras frutas, entre os mais vendidos estão os de pêssego, cacau e café.

No caso dos vermutes, os essenciais são o branco extra dry, usado no famoso drink Dry Martini (saiba mais sobre o dry martini), e o tinto, usado no famoso Negroni.

Para completar, você precisa ter bitters. O essencial é o Campari, que também faz parte da receita do Negroni. Agora, se você quer realmente fazer drinks diferenciados, vai precisar ter um bitter não potável. O mais usado é a Angostura.

Acrescente um licor de Aperol para fazer um drink com espumante (Aperol Spritz) e um conhaque na lista e você terá um bar com um cardápio de drinks e coquetéis bem extenso capaz de atender um universo grande de pessoas dos mais variados gostos. Mas nunca deixe de acompanhar as tendências e incluir no seu cardápio os drinks e coquetéis da moda. Isso pode ajudar muito o seu bar a estar sempre cheio.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.