Conheça mais sobre o whiskey americano que é um dos tipos mais consumidos do mundo.
Com certeza você já ouviu falar de Bourbon. Mas você sabe o que é exatamente? Bourbon é o nome do whisky produzido nos EUA com no mínimo 51% de milho na mistura de grãos da sua composição. Sua origem data do início da colonização das Américas, quando os imigrantes ingleses e irlandeses chegaram aos EUA trazendo a cultura do whiskey.
A bebida alcóolica de cereais feita pelos escoceses recebe o nome de whisky e a produzida pelos irlandeses foi batizada de whiskey, com o acréscimo do “e”. Como nos EUA a imigração maior foi de irlandeses em comparação com escoceses, a bebida produzida lá passou a ser também whiskey com “e”.
No leste americano, onde começou a colonização, havia centeio em abundância e os imigrantes passaram a utilizar essa matéria prima para produzir o whiskey em vez da cevada maltada, como faziam em sua terra natal.
No século dezenove começou a ocupação em larga escala do Oeste e Centro Oeste dos EUA e, nessa região, a matéria prima abundante era o milho. Assim, os produtores passaram a utilizá-lo na produção dando origem ao Bourbon.
Na década de 1960 o Bourbon foi oficializado como bebida original dos EUA, ou seja, só pode ser chamado Bourbon o whiskey feito com base de milho produzido em solo americano.
Além de ter no mínimo 51% de milho em sua composição, o Bourbon precisa ser armazenado em barris de carvalho virgens, ou seja, que nunca foram usados anteriormente. Isso confere ao Bourbon uma de suas principais características, que é o sabor forte da madeira.
O Bourbon não precisa ficar envelhecendo por muito tempo nos barris. Na verdade, basta apenas 1 dia de armazenamento para poder ser chamado de Bourbon. Mas, normalmente, os Bourbons são envelhecidos 4 anos e os que são produzidos no Kentucky respeitando esse tempo de envelhecimento são chamados de Straight Kentucky Bourbon, que é a categoria mais celebrada e consumida.
Entre as marcas famosas e mais conhecidas estão Wild Turkey e Jim Beam. Então você vai perguntar, e o Jack Daniel´s? Pois é, o whiskey mais famoso dos EUA é também feito de milho, mas não é Bourbon. Jack Daniel´s faz parte de uma categoria específica chamada de Tennessee Whiskey, que são os whiskeys produzidos nesse estado americano e que têm como diferencial a filtragem.
Jack Daniel´s é filtrado em carvão de Maple, uma árvore da região cuja madeira é utilizada na fabricação das guitarras. Essa é uma das razões que liga o célebre whiskey ao mundo da música, mais especificamente, do rock e do blues.
Quer saber qual o whisky mais vendido no mundo? Clique aqui e confira. Quer saber a maneira correta de beber whisky, clique aqui.