Saiba mais sobre esse tipo de bar que une sofisticação e tradição.
Se você é amante de um bom whisky certamente já frequentou alguma whiskeria e, quem sabe, tem o sonho de montar uma. Então, nesse artigo, vamos te mostrar algumas características principais desse tipo de bar.
A foto da capa é do Highlander Whisky Bar em Sydney. Trata-se de uma típica whiskeria, com ambiente tradicional e ao mesmo tempo sofisticado para os apreciadores de um bom whisky escocês.
O Scotch Whisky, ou seja, o uísque escocês, é o tipo de whisky mais famoso do mundo, apesar de não ser o mais vendido. Em outro artigo, se você tiver curiosidade, listamos o uísque mais vendido no mundo e, certamente, você irá se surpreender. Clique aqui e saiba qual é.
Mas, voltando ao assunto, uma whiskeria é um lugar mágico e pegamos o Highlander Whisky Bar como exemplo exatamente por ter todas as características de uma boa whiskeria.
O ambiente é reservado, tranquilo. Nada de bagunça. Uma whiskeria é um lugar para se apreciar uma boa bebida, sozinho ou em boa companhia. A confraternização acontece, mas sempre de forma mais reservada. A regra não é festa, apenas um bom papo mais intelectual e descontraído.
Outra característica importante é ser um ambiente predominantemente masculino. Apesar do consumo de whisky estar crescendo significativamente entre as mulheres, essa ainda é uma bebida apreciada principalmente por homens. Se você quiser saber mais sobre o perfil de consumo de whisky pode conferir nosso artigo Quem bebe whisky.
O público é de classe A e B, ou seja, é um local frequentado por pessoas de alto poder aquisitivo e, consequentemente, o tíquete médio também costuma ser alto.
Ainda com relação ao público, é um lugar com elevada fidelização, ou seja, os clientes costumam voltar com frequência e, nesse tipo de estabelecimento, é comum terem suas próprias garrafas guardadas no local no sistema de clube do Whisky. Então, para montar uma whiskeria, a primeira coisa que você precisa observar antes de mais nada é essa construção de ambiente.
A segunda coisa é a localização. O ponto deve ser preferecialmente próximo de escritórios, em locais com grande concentração de empresas. Após um dia de trabalho, nada melhor para um amante de uísque do que dar uma passadinha no bar para tomar a sua marca preferida e bater um papo com os amigos. O lugar não precisa ser grande. Pelo contrário, o ideal é que seja pequeno e aconchegante.
Claro que a condição básica para montar uma whiskeria é ter profundo conhecimento do produto. Os funcionários também, especialmente o bartender. Portanto, treinamento da equipe será fundamental.
Nas prateleiras você deverá ter boas opções. Para isso, você precisará de bons fornecedores e deverá fazer parcerias com eles. Uma estratégia excelente será organizar degustações em parceria com fabricantes e distribuidores para divulgar lançamentos. Claro que você também deverá ter no cardápio outras bebidas e também petiscos. Mas, a cozinha não é o foco em uma whiskeria. Normalmente, a oferta de pratos é muito limitada, em alguns casos, inexistente e, para acompanhar o whisky, são oferecidas apenas algumas poucas opções de itens muito bem escolhidos e selecionados que não exigem preparo.
Finalmente você deverá ter um bom marketing direto, criar um bom mailing de clientes e manter uma relação frequente com eles, informando sobre novidades.
Quanto ao investimento e custos de montagem, o peso maior estará na decoração e no estoque inicial. Sim, você vai precisar gastar muito para montar o seu estoque inicial, afinal trata-se de um produto de alto valor. Quanto à decoração, também vai precisar gastar muito, afinal você vai atender um público de alto nível e exigente. Deverá oferecer boas instalações, cadeiras e mesas confortáveis e, claro, um lindo balcão de bar.
Para saber mais sobre como montar um bar, faça nosso curso de Gestão de Bar. Realize seu sonho de forma segura e com base de conhecimento.