Aprenda a maneira certa.
Você já deve ter perguntado sobre a maneira certa de beber whisky. Sim, muita gente tem dúvida, afinal sempre aparece algum “especialista” dizendo como você deve beber. Entre as diversas “regras” do whisky não faltam aqueles para ensinar que é um pecado colocar gelo ou qualquer outra coisa misturada. Então, em primeiro lugar, vamos por fim à ditadura do whisky.
A regra básica é “beba do jeito que você preferir”. Sim, essa é a forma certa de beber qualquer bebida. Elas foram criadas para dar prazer e se você gosta de beber de um jeito, continue.
Agora, se você está degustando um whisky, ou seja, se está procurando obter o melhor dele, sentir todas as nuances de sabor e ter a melhor experiência, vamos te ensinar a melhor forma.
Ao contrário do que muitos pensam, é aconselhável colocar gelo no whisky e, até mesmo, diluí-lo um pouco com água mineral fria.
Quando isso é recomendado? Aconselha-se diluir o whisky para aprecia-lo quando o teor alcóolico dele for superior a 45%. Adicionar um pouco de água ou uma pedra de gelo ajudará a reduzir a agressividade do álcool e fará com que você possa sentir melhor seus aromas e sabores ocultos.
O álcool é uma substância agressiva ao olfato. Quando cheiramos uma bebida alcóolica sentimos imediatamente a presença do álcool “queimando” as narinas. Isso acontece com o whisky e impede que possamos apreciar melhor o seu aroma. Então adicionamos um pouco de água mineral fria ou uma pedra de gelo, que ajudará a despertar o aroma e os sabores ocultos da bebida.
Um whisky com menos de 45% de teor alcóolico já pode ser considerado diluido, e não seria necessário acrescentar mais água para sentir melhor todas as suas propriedades. Mas ainda assim, existe controvérsia sobre a questão. O fato é que os escoceses, que são os maiores entendidos no assunto, costumam degustar whisky com um pouco de água. Então, melhor a gente seguir quem sabe.