Conheça as escalas usadas para apresentar uma cerveja.
ABV, IBU e EBC, com certeza você já viu essas siglas escritas logo abaixo ou ao lado do nome da cerveja em vários cardápios. Sim, essas siglas são muito usadas para apresentar cervejas artesanais. Elas representam as três principais características observadas por consumidores de cerveja. ABV, indica a graduação alcóolica. IBU indica o índice de amargor e EBC indica a coloração.
ABV é a sigla de Alchool by Volume. Ela mostra o percentual de álcool presente na cerveja. A graduação alcóolica de um cerveja começa em 2%. As cervejas que possuem graduação de 2% até 4,5% são classificadas como de baixo teor alcóolico. As cervejas com graduação acima de 4,5% são de alto teor alcóolico. Esse é um indicador importante porque muitos consumidores escolhem uma cerveja com base nessa classificação. Uns gostam de cervejas mais fracas e outros mais fortes em termos de teor alcóolico.
IBU é a sigla de International Bitterness Unit. Ela mostra o nível de amargor de uma cerveja. A escala vai de 0 a 100. Quanto mais amarga, maior o número. Essa escala também é muito importante na hora da escolha de uma cerveja. Muitos consumidores preferem cervejas menos amargas, enquanto outros vão apreciar as mais lupuladas (o lúpulo é o ingrediente que confere o amargor da cerveja). Quanto mais lúpulo, mais amargor.
As cervejas de 10 até 15 IBUs não são amargas. O amargor começa a ficar presente nas cervejas com IBU acima de 15 até 35. Nas cervejas com IBU acima de 40% o amargor é muito marcante. As IPAs, são cervejas com IBU elevado, normalmente acima de 40%. Dificilmente uma cerveja ultrapassa 60 na escala.
EBC é a sigla da European Brewery Convention e é a escala utilizada no Brasil e na Europa para classificar a coloração da cerveja. A escala também vai de 0 a 100. Quanto mais próximo de zero, mais clara é a cerveja. Quanto mais perto do 100, mais escura. A cor da cerveja é conferida pelos ingredientes utilizados. Ela pode ser escura se for adicionado corante ou o malte torrado. Quanto mais torrado o malte, mais escura ela ficará. As pilseners costumam ser bem claras, na casa de 3 a 8. As cervejas claras também podem ser apresentadas pelo prefixo Pale, que singnifica clara ou pálida. Assim temos por exemplo, a cerveja classificada como Pale Ale.
A cerveja com EBC acima de 15 já pode ser considerada uma cerveja escura com coloração avermelhada até o marrom. As pretas terão EBC acima de 60. As stouts são exemplos de cervejas com elevado EBC.
Clique aqui para saber mais sobre cervejas escuras