Saiba o que é e conheça a legislação que regulamenta o consumo.
Segundo a leglislação brasileira, é considerada alcóolica toda bebida que contém mais de 0,5% de álcool em sua composição. No Brasil o percentual de álcool máximo permitido nas bebidas é 54%. Mas a legislação varia de país para país. O fato é que o álcool é uma substância que, se ingerida pelos seres humanos, provoca efeitos psicoativos e depressores, por isso a bebida alcóolica é considerada como uma droga.
Clique aqui para saber mais sobre a graduação alcóolica no Brasil.
Na maioria dos países ela é uma droga lícita, mas em outros seu consumo é proibido, como nos países de religião muçulmana. Mas, mesmo nos países onde o consumo é permitido, a legislação estabelece regras. A principal delas é a que estabelece a idade mínima para consumo, no caso, 18 anos. Por isso, vender bebidas para menores de 18 anos é considerado crime.
Além da idade mínima para beber, a legislação pode também estabelecer situações em que o consumo é proibido, como, por exemplo, beber antes de dirigir. Beber também pode ser proibido para executar diversas tarefas que exigem atenção e responsabilidade. Por isso, beber no trabalho pode ser uma prática punida com demissão por justa causa.
O principal efeito da bebida alcóolica nos seres humanos quando consumida em grande quantidade é a embriaguez. Mas, o álcool também gera problemas de saúde quando consumido excessivamente e pode causar dependência química. Quando a dependência acontece, passa a ser considerada uma doença, chamada alcoolismo exigindo tratamento médico e psicológico.
Ao longo dos séculos a sociedade entende a importância das bebidas alcóolicas e procura lidar com o seu consumo de uma forma responsável. Governos e diversas organizações não querem privar os seres humanos de desfrutarem de momentos de prazer e relaxamento ao consumirem bebidas alcóolicas. Querem apenas estabelecer e controlar o que seria um consumo considerado responsável.
Clique aqui para saber mais sobre o álcool e o conceito de consumo moderado.
Por isso, quem trabalha com bebidas, seja produzindo ou vendendo, precisa ter esse conhecimento. Mais especificamente bartenders, que vendem e servem bebidas para as pessoas, precisam ter a consciência de jamais estimular o consumo exagerado, jamais vender bebidas para menores, para quem vai dirigir ou trabalhar em alguma atividade que exija atenção e responsabilidade. Beber pode aproximar as pessoas, pode ajudar na socialização, pode relaxar e reduzir o estresse, mas também pode afastá-las, causar conflitos, brigas e provocar tragédias. Cabe ao bartender ter a sabedoria de lidar com os clientes para proporcionar sempre boas experiências, nunca o contrário.
Clique aqui para saber como nascem as bebidas alcóolicas.