Técnica dá aparência melhor e permite armazenar drinks prontos.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre clarificação de coquetéis, mas ainda não sabe qual a razão e efeito prático de se fazer isso. Então, vamos lá. Neste artigo vamos falar sobre a utilidade da clarificação e a sua aplicação na coquetelaria.
Vamos começar explicando o que é clarificar um drink. Toda bebida que tem aspecto turvo possui partículas sólidas em sua composição. Essas partículas evitam a propagação da luz e por isso, o líquido fica turvo. Então, a clarificação consite em retirar essas particulas da bebida, deixando-a mais cristalina.
A primeira pergunta que se faz é se a clarificação altera o sabor da bebida. Sim, altera. A clarificação tende a suavizar um destilado porque ela remove muitas particulas indesejáveis. Então, o resultado final costuma ser uma bebida mais suave.
Mas, a clarificação não é feita apenas para suavizar. Ela também é feita para engarrafar e armazenar um coquetel. Por exemplo, você pode fazer um coquetel para vender no sistema de delívery e clarificar para dar um aspecto melhor e homogêneo. Se ele não for clarificado, as partículas sólidas presentes na mistura irão descer para o fundo da garrafa ou embalagem.
Então, a clarificação tem várias razões para ser feita, não apenas em bebidas como cerveja, licores e vermutes, mas também nos coquetéis e xaropes que você produz do seu bar. É uma prática antiga que está na moda novamente na alta coquetelaria.
Existem basicamente quatro formas de clarificar uma bebida. A primeira é fazer uma filtragem. Filtrar consiste em transpassar a bebida de um recipiente para outro através de um filtro. Quanto mais fino, maior será a filtragem. Coadores simples de plático ou metal, fazem uma filtragem bruta, deixando passar ainda muitos resíduos. Os coadores de pano e papel produzem uma filtragem mais fina. Existem elementos para filtrar que fazem uma filtragem total, como por exemplo, o carvão ativado, que é usado em filtros de cozinha e bebedouros.
A segunda forma de clarificar é utilizar leite. Essa é uma técnica bastante antiga utilizada em um coquetel chamado Milk Punch. Ela consiste em despejar o coquetel em um recipiente com leite. Para a clarificação acontecer, o coquetel precisa ter na sua composição alguma fruta cítrica que fará o leite coalhar. Ao coalhar, o leite reterá as particulas sólidas do coquetel. Então, a mistura deve ser coada em um filtro de pano ou papel. Todas as particulas sólidas do coquetel permanecerão no leite coalhado.
A terceira técnica utiliza gelatina. Você pode clarificar uma bebida misturando-a com gelatina e congelando-a. Depois que estiver totalmente congelada, você tira do freezer e deixa descongelar naturalmente em um filtro de pano. O resultado final será um líquido cristalino, pois as partículas sólidas ficam retidas na gelatina.
A quarta e última forma é a decantação. Decantar é deixar o líquido parado em um recipiente sem movimentá-lo até que as partículas sólidas desçam para o fundo. Nem sempre esse processo funciona, porque nem todas as partículas sólidas têm peso suficiente e descem sob a ação da gravidade. Para garantir o processo pode ser utilizado clara de ovos. A clara faz com que as partículas sólidas desçam para o fundo.