O destilado de uvas nascido na Itália.
A Grappa é uma bebida que faz parte da família dos destilados feitos com as sobras da produção de vinho. Sim, ela é feita com o bagaço das uvas após a maceração. Portanto, ela é produzida por vinícolas que fazem vinho e que utilizam as sobras da produção para produzir uma outra bebida.
A Grappa nasceu na Itália ainda na Idade Média. Em Portugal, a bebida feita por processo semelhante se chama Bagaceira. Na Espanha se chama Ourujo. A maioria dos países que produzem vinhos tem o seu destilado feito dos bagaços da uva que são, principalmente, compostos pelas cascas, mas também por sementes e caules.
Assim como os vinhos, a Grappa pode ser feita de uvas tintas ou brancas e, assim como o brandy, pode ser envelhecida em barris de carvalho. Também, assim como o vinho, a Grappa pode ser feita com mistura de uvas ou com uvas de uma única cepa, como por exemplo a Grappa da uva Cabernet Sauvignon.
A Grappa é uma bebida tradicional das famílias italianas e foi levada para o mundo inteiro pelos imigrantes. No Brasil, a Grappa é produzida no Sul, onde a imigração italiana foi maior. A bebida se sofisticou e ganhou até uma taça própria para ser apreciada.
O seu teor alcoólico é elevado, entre 37, 5% até 60%, e é considerada uma bebida digestiva, ideal para ser consumida em pequenas doses após as refeições. Mas também pode ser misturada e servir de base para coquetéis.
Entre os coquetéis feitos com Grappa está um que faz parte da lista dos essenciais da International Bartenders Association, o Ve.n.to. O nome é uma abreviação das regiões de Veneto e Trentino, onde a Grappa é produzida na Itália. Outra forma de se tomar Grappa é misturada com café, prática também bastante tradicional entre as famílias italianas, principalmente durante o inverno.