O que é um whisky standard

O que é um whisky standard

Conheça o tipo de whisky que erroneamente é chamado de 8 anos.

Se você não é um profundo conhecedor de whisky muito provavelmente nunca ouviu falar sobre whisky standard, mas com certeza já bebeu um. Whisky standard é todo whisky produzido para atender demanda e que não tem data de envelhecimento definida, ou seja, são os whiskies mais consumidos no mundo. Por isso, dizemos que certamente você já bebeu um e provavelmente achou que estava bebendo um 8 anos.

O que é um whisky para atender demanda? É aquele whisky produzido em larga escala, por isso, fica difícil que ele tenha um tempo de envelhecimento determinado, pois isso poderia limitar a sua produção. Entretanto, em muitos cardápios, e mesmo em lojas, você vai encontrar esses whiskies sendo classificados como 8 anos. O exemplo mais comum é o Johnnie Walker Red Label. Esse whisky é um dos mais vendidos no mundo e muitas vezes classificado como 8 anos, mas não é. Outro exemplo é o Ballantines Finest.

Todo whisky com tempo de envelhecimento definido tem a idade especificada no rótulo. O Red Label, assim como o Ballantines Finest, não têm. Eles são blendeds, ou seja, são whiskies feitos com whiskies de várias destilarias diferentes e de várias idades misturados. As idades vão variar de 3 até 8 anos. Segundo a legislação, para que um whisky blended seja classificado como 8 anos, é preciso que todos os whiskies que integram as suas composições sejam envelhecidos no mínimo 8 anos. Por isso, oficialmente, está errado classificar o Red Label e o Ballantines Finest como 8 anos. Eles são simplesmente whiskies standards.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

Os whiskies standards são os mais populares. Têm ótima relação custo/benefício. Podem ser servidos em festas e ficam melhores quando consumidos com pedras de gelo, inclusive com água de coco. São ideais para misturar com outras coisas, como energéticos e serem bases para coquetéis. Já, os mais envelhecidos, possuem sabores mais complexos e devem ser tomados puros, no máximo com gelo ou com o acréscimo de um pouco de água mineral para diluir e permitir que se sinta melhor os sabores e os aromas.

Quer saber mais sobre whisky? Veja nossos outros artigos sobre essa famosa bebida.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.