Conhecer esse conceito é obrigatório para todo bartender
Sabe aqueles coquetéis que têm sabores exóticos, decoração com muitas frutas e motivos tropicais inspirados na cultura das ilhas da Polinésia? Pois é, esses coquetéis recebem um nome específico. São chamados Coquetéis Tikis e conhecê-los é obrigatório para todo bartender que pretende ser um grande profissional.
Tiki significa algo como “ser humano” na língua nativa ancestral dos povos que habitavam as ilhas do Pacífico. A história desses coquetéis começa em 1933, portanto, há quase 100 anos.
Logo após o fim da Lei Seca nos Estados Unidos, foi inaugurado em Hollywood um bar que se tornou um grande sucesso e deu origem a esse tipo de coquetel. Seu nome? Don the Beachcomber.
Fundado por um aventureiro e contador de histórias chamado Donn Beach, esse bar tinha como proposta fazer os clientes viverem o sonho de se sentirem em uma ilha paradisíaca nos mares do sul. A decoração era cheia de tochas, paredes de bambú, e colares havaianos. Quando os clientes chegavam, ouviam sons de chuva, o barulho das ondas e recebiam um colar havaiano para entrarem no clima e viverem uma experiência diferente. (Se você tem interesse em montar um bar temático, conheça a história do Beachcomber clicando aqui).
Claro que a experiência tinha que ser completa e também envolver o bar e a cozinha. Então, Donn Beach criou uma carta de drinks com sabores exóticos, a maioria com Rum, que era a bebida dos marinheiros e piratas que desbravaram essas ilhas no século XVIII e XIX. Dois desses drinks se tornaram famosos e são considerados clássicos essenciais dessa linhagem da coquetelaria, o Mai Tai e o Zombie (Clique aqui para ver a receita do Mai Tai).
A carta do Don the Beachcomber chegou a ter mais de 60 coquetéis e suas ideias foram copiadas por vários outros bares nos EUA e no mundo. Conhecer como se faz um coquetel tiki é obrigatório para um bartender profissional. Então vamos ensinar como fazer.
Basicamente, um coquetel tiki leva Rum como base, às vezes, pode levar uma combinação de vários tipos. Apesar do Rum ser o destilado mais usual, não é obrigatório. Pode se usar cachaça e até vodka.
Além do Rum, um coquetel tiki deve levar frutas, especiarias, como nóz moscada, canela, cravo, e um xarope doce, na maioria das receitas, o famoso Orgeat, que é um xarope de amêndoas com rum. O objetivo é criar um coquetel potente, bastante alcóolico, mas ao mesmo tempo saboroso e exótico, com uma combinação equilibrada entre o azedo e o doce.
Claro que a apresentação é fundamental. Então, os drinks tikis capricham na ornamentação. Eles podem ser servidos dentro das cascas das frutas ou em copos com desenhos e motivos da cultura tiki. Veja abaixo alguns exemplos.
As guarnições podem ter flores, plantas, frutas e a tradicional sombrinha. O Mai Tai, por exemplo, foi o primeiro drink na história a utilizar esse ornamento ao ser servido.
Então, agora que você já sabe o que é um drink Tiki, aventure-se para criar uma receita sua. Esses drinks geram sempre muita curiosidade e impacto. Se você conseguir fazer uma combinação equilibrada entre os vários elementos e caprichar na decoração, o sucesso será certo em festas, bares e eventos!