Drink pode ser considerado o pai dos coquetéis.
Quando os seres humanos começaram a misturar outros elementos nas bebidas alcóolicas? A data não se sabe ao certo, mas com certeza é um hábito muito antigo. Por volta século XVII, na época da colonização das Américas, nasceu um tipo de drink que pode ser considerado o pai dos coquetéis: o Flip.
Basicamente, um coquetel é uma mistura, e nos primórdios da história da coquetelaria, as pessoas misturavam coisas com bebida alcóolica por várias razões. Podia ser para melhorar o sabor ruim de um destilado ou para torná-lo nutritivo.
Nessa linha nasceu o Flip, que mistura ovo, açúcar e um destilado ou vinho fortificado. As pessoas bebiam muito esse coquetel nos velhos tempos, em 1600, e tornar a bebida algo que também fosse “bom para a saúde” era o objetivo.
Então o Flip é uma espécie de “gemada” que pode ser servida quente ou fria e é uma receita obrigatória para quem deseja enveredar pelo universo da Mixologia. (Não sabe o que é Mixologia? Confira nosso artigo O que é mixologia) Então vamos à receita básica.
Os ingredientes são:
- 2 doses de um destilado (Os mais usados são conhaque, bourbon e rum);
- 1 ovo inteiro
- 1/2 dose de xarope simples
- Nós moscada ou canela
Modo de preparo:
Quebre o ovo na coqueteleira e adicione o destilado. Coloque o xarope simples e bata bastante.
Depois abra a coqueteleira e adicione gelo. Então bata novamente para gelar.
Sirva em uma taça de coquetel sem gelo e polvilhe com um pouco de nóz moscada ou canela em cima.
O Flip deu origem a uma linhagem de coquetéis que levam ovos, uma prática que ficou hoje limitada aos bares especializados por causa dos riscos de contaminação, mas é uma receita obrigatória para o mixologista.
Quer saber mais sobre as técnicas de criar Drinks? Confira nosso artigo Como criar Drinks de sucesso que mostra os três elementos fundamentais na composição de um drink.