Saiba se isso faz realmente diferença.
Escrito por Marcelo Reis*
Não é apenas o sabor que garante o sucesso de um drink. A forma como ele é apresentado também é um componente importante. A apresentação complementa e valoriza a experiência. O visual de um drink pode ser valorizado pelo recipiente onde é servido.
Existem basicamente três tipos de recipientes diferentes para servir bebidas, os copos, as taças e as canecas. Cada tipo possui características para atender duas variáveis: a funcionalidade e a estética. A funcionalidade é a variável que determina se o o formato é adequado para cada tipo de bebida conforme a suas características físicas e químicas, se vai ser servida com gelo, sem gelo, se em grande quantidade, etc… Já, a estética tem como finalidade transmitir um conceito através do visual.
Visual criativo aumenta as vendas?
Um estudo feito pela Escola do Entretenimento constatou que o visual do drink pode representar um aumento de mais de 50% no consumo. Ou seja, o recipiente onde será servido, as guarnições e os detalhes que acompanham, pode fazer um drink vender o dobro do que outro que não tenha uma apresentação adequada e estimulante.
Entretanto, esse aumento de consumo pode não ser sustentável. O mesmo estudo também identificou que o resultado pode ser o oposto quando não existe bom gosto e bom senso. Então, ao usar recursos criativos para passar um determinado conceito que vai fazer parte da experiência sensorial do drink é preciso ter cuidado.
Quais cuidados devem ser tomados na apresentação de um drink
Servir coquetéis em recipientes exóticos em formatos diferentes como banheiras, sacolas e até mesmo dentro de frutas, pode instigar o consumidor a experimentar, motivado pela curiosidade e também pelo desejo de compartilhar a experiência diferenciada nas redes sociais. Mas, se a experiência não for boa, a tendência é que consumidor não peça o drink novamente.
O recipiente pode ser criativo, mas não pode comprometer a experiência. Ao criar uma apresentação para um coquetel, o bartender ou mixologista deve analisar diversas coisas como a facilidade em segurar e até mesmo beber. Fato é que muitos coquetéis podem ser lindos em um post do Instagram, mas um verdadeiro desastre na hora de experimentar de verdade.