O que vai acontecer com os bares depois da pandemia?
A história da humanidade é divida entre AC e DC. Essas siglas significam Antes de Cristo e Depois de Cristo. Em 2020 muita gente já está utilizando a mesma sigla para dividir a história entre Antes da Covid e Depois da Covid, tamanha as mudanças da economia e comportamento da sociedade que a pandemia está causando.
De fato, muitos setores foram impactados severamente e estão sendo obrigados a mudar. O comportamento das pessoas, também. E como fica o mundo dos bares nessa história?
Sem dúvida, o segmento de bares foi um dos mais afetados com a pandemia. Restaurantes passaram a usar o serviço de entrega como alternativa no período de isolamento e distanciamento social. Mas, como fazer um delivery de felicidade?
Sim, os bares não vendem apenas bebidas e petiscos. Eles vendem principalmente oportunidades de felicidade. São lugares onde as pessoas confraternizam, ou seja, a convivência física é uma parte fundamental do negócio.
Várias iniciativas para apoiar os bares foram tomadas. Muito bacana todas elas. Mas, sem dúvida, elas não são suficientes e muitos empreendimentos estão enfrentando dificuldades que talvez não consigam superar. E o que vai acontecer depois que tudo acabar? Veja a nossa análise a seguir.
Muita gente acredita que no final da pandemia vai haver uma corrida aos bares e todos vão ficar lotados novamente no dia seguinte. Não, isso não vai acontecer. Primeiramente porque a pandemia não vai acabar de uma hora para a outra. Não vai acabar com um decreto dizendo que a partir de hoje não existe mais o vírus. O vírus vai continuar existindo. Então, o que vai acabar gradativamente são as políticas de isolamento determinadas pelos governos. Então, os estabelecimentos vão poder voltar a abrir sem restrições. Mas as restrições das pessoas continuarão existindo.
Sim, muita gente ainda terá medo de ir a um lugar com elevada concentração de público. Por isso, ainda vai demorar um tempo, mesmo depois do fim da pandemia, para que bares possam voltar a ficar lotados novamente. Antes disso acontecer, as pessoas vão precisar se acostumar a conviver com o vírus. Afinal, ele continuará presente e infectando pessoas por muito tempo.
Portanto, pode se dizer que os danos causados pela Covid ao segmento de bares e todos que produzem algum tipo de aglomeração de pessoas ainda persistirão mesmo com o fim das restrições oficiais. Mas, os bares vão acabar? Evidente que não. Os negócios que sobreviverem encontrarão um novo tempo depois da pandemia. As pessoas precisam de lugares como os bares. Eles são parte importante de uma sociedade e existem desde os prímórdios da história. Desde que o ser humano aprendeu a controlar a produção de bebidas alcóolicas e comercializá-las, passou a frequentar lugares onde pudesse comprá-las e bebê-las sozinho ou em grupo.
Com certeza, muitos bares não voltarão a abrir as portas ao final da pandemia, mas muitos outros nascerão depois dela. Esse mercado não vai parar. Ele apenas vai se renovar e muitos conceitos irão mudar. A primeira coisa que os empreendedores irão pensar é como reduzir seus custos fixos, uma vez que os que custos fixos elevados está sendo uma das questões determinantes para um negócio sobreviver ou perecer durante a pandemia. A segunda coisa que talvez aconteça é uma preocupação maior com questões ligadas à saúde e higiene. Resumindo, o mundo será diferente sim depois da Covid, mas os bares continuarão existindo, o mercado vai crescer, muitos empregos e oportunidades de trabalho irão surgir novamente e as pessoas vão continuar vivendo seus momentos de felicidade nesses lugares. Então, prepare-se para esse novo mundo.