Saiba qual a diferença.
Escrito por Marcelo Reis*
Diplomas são documentos emitidos por instituições com cursos registrados no MEC para cursos de graduação ou bacharelado que conferem ao portador o direito de exercer a profissão, fazer pós-graduação, mestrado ou doutorado. Certificados são documentos emitidos por qualquer instituição para comprovar que o aluno participou de um evento ou concluiu um curso livre.
A atividade de bartender não é um curso de gradução e nem bacharelado. Isso significa que não existe diploma de curso de bartender. Quando o estudante conclui um curso de bartender ele recebe um certificado.
É obrigatório ter um certificado para trabalhar como bartender?
A atividade de bartender não é regulamentada, o que significa que não é preciso ter um certificado para exercê-la. Entretanto ter um certificado será uma comprovação de que o candidato a uma vaga de emprego fez um curso e está capacitado a trabalhar como bartender.
Um curso é um importante complemento curricular e faz diferença na hora da disputa por uma vaga. O contratante sempre dará preferência a quem tem melhor formação e mais experiência.
Regulamentação da atividade de bartender
A atividade de bartender poderá ser regulamentada em breve. Já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em Brasília um projeto de Lei que regulamenta a atividade. Falta apenas a aprovação do Senado e do presidente da república.
Caso a atividade seja regulamentada, será obrigatório ter um certificado de um curso profissionalizante para trabalhar como bartender. Você pode conferir mais sobre isso