Saiba quais os primeiros passos para ingressar na profissão.
É muito difícil alguém escolher a atividade de bartender como carreira. Na maioria das vezes, as pessoas começam a trabalhar na área por necessidade para obter uma renda. Entretanto, muitas acabam se apaixonando pelo trabalho, pois é uma área cheia de possibilidades e oportunidades.
Sim, a atividade de bartender é dinâmica e atrativa sob vários aspectos. Pessoas que gostam de trabalhar com público, lidar com outras pessoas e proporcioná-las boas experiências poderão se realizar nessa profissão. Se você tem interesse em trabalhar nessa área, vamos dar o passo-a-passo para você começar.
É preciso ter um curso?
A atividade de bartender não é regulamentada e não é preciso ter um curso obrigatoriamente para exercê-la. Você pode começar vendo algum bartender trabalhar e aprender com ele até um dia ter a oportunidade de substitui-lo. Mas, essa não é a melhor maneira de começar.
O ideal sim é fazer um curso onde você vai efetivamente aprender. Muitos bartenders que aprendem na prática aprendem errado e criam maus hábitos. Em um curso você vai aprender as formas corretas de trabalhar e dessa forma ter uma base sólida para crescer.
Como ganhar experiência
Depois de fazer um curso, é fundamental buscar oportunidades para ganhar experiência. Você pode começar como ajudante de bar ou barback, pode até mesmo trabalhar como atendente e dessa forma conseguir entrar no mercado. Em nosso artigo Conheça os cargos do bar você vai saber mais sobre cada uma dessas atividades.
Uma vez trabalhando em um bar ou empresa de eventos, você terá a oportunidade de crescer e adquirir experiência. Mas, escolha onde você vai começar. Busque um local conceituado, que seja uma referência e possa somar no seu currículo como uma experiência relevante e positiva.
Como faço para conseguir meu primeiro emprego como bartender?
Muitas oportunidades surgem por indicação. Normalmente, as escolas são procuradas por empresas para indicarem alunos. Por isso, fazer um curso é importante. Além disso, as indicações podem vir de colegas. Então, conhecer pessoas e estabelecer um bom relacionamento com elas também ajuda.
Cadastre-se nos sites de vagas e também direto nos sites das próprias empresas. Muitas disponibilizam uma página chamada trabalhe conosco para pessoas se cadastrarem. Para isso monte um currículo objetvo, que fale sobre a sua formação, se fez um curso e suas experiências de trabalho.
Como montar um currículo para bartender
Não adianta muito escrever currículos extensos, com várias experiências profissionais em áreas que não tenham nenhuma relação com a atividade de bartender. Se já trabalhou em bares em outros setores, vale a pena mencionar. Mas, mencionar que trabalhou em atividades que não tem nenhuma ligação, provavelmente não irá agregar nada.
Mencione sim os curso que você tiver feito que podem efetivamente contribuir como, por exemplo, um curso de idiomas. Isso será muito importante em bares em cidades turísticas ou para quem pretende trabalhar em cruzeiros marítimos.
Como se apresentar em processos seletivos
Se você for chamado para uma entrevista, vá tranquilo. Seja verdadeiro e não tente vender uma ideia de algo que você não é. Transparência e sinceridade são fundamentais. O que recrutadores querem saber é se você é uma pessoa confiável, que cumpre com suas obrigações, se é motivada e engajada.
Então, em uma entrevista, seja pontual, dê respostas objetivas e mostre que você é alguém que tem vontade de trabalhar, de aprender e crescer. Mas, não fique preocupado. Talvez você não seja chamado na primeira oportunidade. Então, encare cada entrevista como uma experiência de aprendizado, para se sair melhor na próxima.
Disponibilizamos um artigo exclusivo com dicas para você conseguir seu primeiro emprego e um e-Book completo sobre o assunto. Também preparamos um vídeo em nosso canal com essas mesmas dicas. Então, veja o artigo Como conseguir seu primeiro emprego como bartender e assista o vídeo abaixo.