Conheça o famoso vinho fortificado espanhol.
Jerez é uma cidade no sul da Espanha na região da Andaluzia famosa pela produção de vinhos fortificados e de solera. Esses vinhos recebem o nome de vinhos de Jerez ou simplesmente Jerez. Também são conhecidos como Sherry ou Xerez e possuem muitos fãs no mundo inteiro.
O clima e os solos desse lugar são ideais para a produção das uvas usadas nos vinhos. Os principais tipos são a Palomino, a Pedro Ximenez e a Moscatel, todas uvas brancas.
A combinação dessas uvas e as técnicas de produção vão resultar em vários tipos de Jerez, que podem variar de secos, doces, leves a encorpados. Os principais tipos são:
Fino: que tem como características ser leve e seco;
Manzanilla: parecido com o fino, mas com sabor mais salino e fresco;
Amontillado: mais rico e complexo que os anteriores;
Oloroso: encorpado com notas de nozes, caramelo e especiarias;
Palo Cortado: Semelhante ao Amontillado e o Oloroso;
Pedro Ximenez: Jerez doce com sabores de passas, figos e frutas;
Cream: Jerez doce obtido pela mistura do Oloroso com o Pedro Ximenez.
Além dos vinhos, a região também produz o Brandy de Jerez, espírito feito a partir da destilação do vinho. A marca mais famosa é o Osborne. O método utilizado é o de Solera, onde o brandy é envelhecido no mesmo barril onde foi envelhecido anteriormente o vinho.
O Jerez pode ser apreciado puro em taças como digestivo ou misturados em coquetéis. O mais conhecido é o Bamboo, que leva vermute e bitter.