Saiba o significado deste termo muito importante nas estratégias dos fabricantes de bebidas.
Se você está pensando que bebida de entrada se refere a um drink que você vai pedir antes de uma refeição, errou. Neste caso, o termo correto seria aperitivo. Bebida de entrada no mercado de bebidas é um termo utilizado para designar uma categoria que funciona como uma isca para que consumidores possam conhecer uma determinada marca ou tipo.
Normalmente, essa categoria possui preços mais acessíveis e é a primeira escolha quando um consumidor deseja experimentar uma bebida nova que ainda não conhece. Além do preço menor, elas também têm maior drinkability, ou seja, são mais fáceis de beber, com sabor mais suave e agradável. Dessa forma, o fabricante começa a educar o paladar do consumidor para que ele possa se interessar em experimentar outras variações mais caras posteriormente.
Por exemplo, quem está começando a se interessar pelo universo dos brandies, pode começar experimentando um Osborne, que é um brandy de jerez com preço acessível e sabor agradável antes de partir para marcas mais caras com sabores mais intensos.
Quem está iniciando no mundo dos whiskies pode começar experimentando um tipo standard mais popular como Johnnie Walker Red Label ou um bourbon como Jean Bean. Um Jameson também seria uma opção para conhecer a escola irlandesa. Dessa forma o consumidor começa a se familiarizar com as características de cada tipo antes de partir para whiskies mais caros, com maior tempo de envelhecimento e sabores mais intensos.
No caso das cervejas por exemplo, dificilmente alguém que não conhece esse universo começará por tipos com sabores mais amargos. Por isso, as lagers leves e pilsners normalmente são as primeiras escolhas e funcionam como bebidas de entradas antes do consumidor decidir experimentar tipos diferentes.
Resumindo, as bebidas de entrada funcionam como uma iniciação em uma marca ou tipo que o consumidor ainda não conhece. Normalmente, serão esses produtos que terão investimentos de marketing mais elevados para conquistar os consumidores antes que o fabricante possa sugerir opções do seu portfolio com maior valor e sabores diferenciados.