Aprenda a elaborar cartas para bares temáticos.
Bares temáticos são empreendimentos que possuem um tema específico ou conceito central que orienta sua decoração, ambiente, cardápio e experiência geral oferecida aos clientes. Esse tema pode ser baseado em uma variedade de elementos, como culturas, épocas históricas, filmes, música, esportes, hobbies, ou qualquer outra coisa que possa servir como inspiração.
Normalmente o tema escolhido é algo que gera interesse nas pessoas. Portanto, bares temáticos costumam fazer muito sucesso acompanhando as tendências de consumo. Por exemplo, se um filme recorde de bilheteria talvez seja um tema interessante para atrair público em um bar com a mesma temática.
O primeiro bar temático a ficar famoso no mundo foi Don The Beachcomber, inaugurado em Los Angeles no início do século passado. (Clique aqui para conhecer sua história). A temática era tropical, remetendo o visitante à uma viagem pelas ilhas do pacífico, sua cultura e costumes. Foi o bar que lançou a chamada coquetelaria Tiki no mundo, com coquetéis exóticos feitos com frutas (saiba mais sobre os coquetéis Tikis).
A partir daí, bares temáticos se tornaram uma febre, com várias redes espalhadas pelo mundo inteiro abordando lugares, conceitos, épocas históricas, hobbies e muito mais. Portanto, tratam-se de empreendimentos que envolvem as paixões das pessoas, por isso, costumam fidelizar bastante a clientela.
Uma das coisas fundamentais em um bar temático é o cardápio. Os cardápios conceituais são aqueles que são montados a partir de um conceito central. Em vez de seguir a estrutura tradicional de listar pratos comuns e suas descrições básicas, um cardápio conceitual busca contar uma história ou transmitir uma ideia.
O cardápio conceitual cria uma narrativa e contribui para que o cliente possa mergulhar na experiência proposta. Então, veja a seguir um passo-a-passo para criar um cardápio conceitual.
- Conte a história. Normalmente, os cardápios conceituais começam com uma apresentação do local e explicação do conceito fazendo que o cliente tenha um entendimento do conceito ou do tema;
- Incorpore elementos visuais, como ilustrações, fotografias artísticas ou designs criativos que complementam o tema ou a narrativa. A apresentação gráfica é fundamental para a experiência;
- Agrupe os itens de acordo com o conceito ou tema, o que pode ajudar a organizar e guiar os clientes na escolha dos itens de acordo com suas preferências;
- Crie seções e produtos com nomes sugestivos que tenham ligação com o tema;
- Faça uma apresentação inovadora dos produtos;
- Faça uma conexão com a marca do local utilizando mesmo padrão de cores, estilo de letra, entre outros elementos visuais;
- Torne-o flexível, ou seja, permita que itens sejam excluídos, alterados e novos sejam criados para que o cardápio possa se ajustar conforme a demanda.
Entre os benefícios de um cardápio conceitual está o engajamento e a fidelização. Quando o visitante se identifica com o tema ou conceito do estabelecimento, ele será um cliente potencial, podendo se tornar um assíduo frequentador ou mesmo divulgar o local para outras pessoas que apreciam o mesmo conceito.
Para saber mais sobre criação de cardápios, veja o nosso artigo Como elaborar um cardápio de bar e também Como precificar coquetéis.