Conheça os processos e as classificações das vodkas.
Vodka premium é um tipo de vodka com qualidade superior, normalmente produzidas com matéria prima mais cara e passando por um processo de produção mais rigoroso. O resultado final será um destilado mais suave e macio, livre de substâncias ruins.
A vodka pode ser produzida a partir de qualquer matéria prima que contenha açúcar ou amido. Entre os cerais, trigo e o centeio são os que produzem um destilado de mais qualidade. Milho e arroz são utilzados em vodkas mais baratas e populares.
Aqui no Brasil, a maioria das vodkas é feita a partir de cana de açúcar e esta matéria prima não costuma gerar vodka de alta qualidade. Entre as marcas mais conhecidas por aqui feitas de cana estão Orfoff e Smirnoff. Em outros países a Smirnoff é feita de uma combinação de milho, batatas e outros cereais.
Mas, o que realmente determina que uma vodka possa ser considerada premium é o processo de destilação. Uma boa vodka passa por múltiplas destilações para remover impurezas e garantir um destilado mais limpo e puro. Algumas marcas podem utilizar métodos de destilação mais complexos, como a destilação a vácuo que garante a pureza máxima.
Além do álcool, a vodka é constituída de água, que ajuda a diluir a bebida e chegar ao teor etílico desejado. Então, ter água de boa qualidade também contribui muito para a qualidade final do produto. A vodka Grey Goose, por exemplo, utiliza uma fonte em que a água é filtrada por calcário naturalmente, garantindo suavidade e riqueza em minerais no produto final.
A filtragem também irá determinar a qualidade da vodka, pois é ela que vai garantir outro tópico importante que é a suavização da bebida. Um dos métodos mais comuns de filtragem é por carvão ativo, que absorve impurezas, aromas e sabores.
Por fim, as vodkas de mais qualidade vêm em embalagens elegantes e sofisticadas, enfatizando sua exclusividade e qualidade superior. Isso inclui garrafas com vidros elegantes e distintos de design exclusivo e rótulos bem elaborados que refletem a elegância da marca.
Resumindo, diferente de outras bebidas que possuem classificações específicas, não existe uma regra exata para determinar a classificação das vodkas. Sua qualidade é determinada por um conjunto de fatores e cuidados de produção que fazem com que sua qualidade seja superior e seu custo seja mais elevado.
Existem 6 classificações de vodkas no mercado conforme o preço. As vodkas mais baratas são classificadas como barganha e popular. Vodkas mais caras são consideradas premium. Depois, temos as vodkas chamadas super premium, extra premium e as vodkas de luxo.
Entre as mais conceituadas estão Grey Goose, Cîroc, Belvedere, Crystal Head e Absolut Elyx, cada uma possui sua maneira de produção exclusiva.
Uma mesma marca pode ter variações com várias faixas de preço e categoria. Este é o caso da Absolut. A Absolut Elyx, por exemplo, possui um processo de produção diferenciado e está na categoria das vodkas de luxo, enquanto a Absolut tradicional pode ser considerada apenas como premium. Então, muito cuidado com propagandas enganosas ou maliciosas na hora de escolher sua vodka e sempre pesquise sobre a marca e a linha do destilado.
Se você gostou do assunto e quer aprender mais sobre vodkas, confira nosso artigo tudo sobre vodkas.