Conheça essa técnica de venda e sua importância no mundo do bar.
Storytelling é a prática de contar histórias de forma cativante e envolvente, seja por intermédio de uma conversa, de uma palestra, de um texto escrito, de imagens, vídeos ou outras formas de mídia. É uma técnica antiga usada ao longo da história da humanidade para transmitir informações, conhecimento, valores e entreter o público e que ,atualmente, está sendo considerada uma das mais importantes estratégias de marketing para se construir a imagem de um produto, engajar os consumidores e aumentar as vendas.
Ao contar uma história, seja de um produto, marca ou serviço, o storyteller busca capturar a atenção do público e criar uma conexão emocional com os ouvintes ou espectadores. Uma boa história pode despertar emoções, criar empatia, transmitir valores, educar, inspirar e até mesmo persuadir. Dessa forma, por meio de narrativas bem elaboradas, é possível engajar o público e tornar a mensagem mais impactante e fácil de ser compreendida e lembrada.
O storytelling é amplamente utilizado em diferentes contextos além do marketing e da publicidade. É usado na educação, para tornar o aprendizado mais interessante e significativo; na política, para comunicar propostas e conquistar eleitores, e até em nossos relacionamentos. Quando conhecemos alguém muitas vezes contamos histórias da nossa vida para que a pessoa nos conheça melhor e saiba quais são os nossos valores.
No mundo do bar, o storytelling é importantíssimo. A maioria das bebidas têm histórias interessantes a respeito da sua criação, onde os valores e compromissos por trás da produção do produto são reforçados. Um exemplo de storytelling é o licor Bayleys, que é feito a partir do leite de vacas especiais, criadas com carinho nas fazendas da Irlanda. Dessa forma, ao conhecer essa história temos a ideia de que a produção do licor é cuidadosa e afetuosa.
Outro exemplo de storytelling é a origem da marca de vinho Casilero del Diablo. Reza a lenda que a vinícola sofria com constantes roubos de seus produtos até que os fabricantes decidiram divulgar uma história de que sua adegas eram amaldiçoadas como forma de espantar os ladrões.
Todas as histórias têm como objetivo, reforçar a qualidade do produto e os valores envolvidos em sua produção. A Jack Daniel´s recentemente divulgou que a receita de seu principal whiskey, o Old number 7, foi desenvolvida por um trabalhador negro que era o braço direito do mister Jack, o famoso criador da marca. Esta foi uma forma da marca mostrar seu compromisso pela igualdade racial e valorizar o trabalho dos negros, um tema altamente importante na sociedade contemporânea.
Para um bartender, o storytelling é uma forma de mostrar autoridade no assunto e encantar clientes. Contar a história da bebida quando o cliente pede mais informações sobre o produto, ou enquanto ela é preparada trata-se uma forma eficiente de cativar o cliente, estabelecer vínculos e mostrar que o profissional entende do assunto. O resultado é sempre altamente positivo. Muito provavelmente, o cliente não esquecerá a história contada e a repassará para seus amigos como uma prova de que ele também entende do assunto.
O bartender, pode contar, por exemplo, a história da criação de um coquetel autoral. Pode explicar como surgiu a idéia da receita, a razão da escolha da cada ingrediente, o por quê há por trás da apresentação e, dessa forma, ele pode mostrar que existem valores por trás do produto com as quais o cliente pode se identificar. O storytelling faz parte, inclusive, da apresentação de coquetéis em competições, quando a inspiração e o conceito do coquetel é apresentado pelo mixologista. sendo um fator importante de análise por parte dos julgadores.
Então, ao fazer um curso de bartender, nunca subestime a importância do aprendizado teórico onde se conhece a história das bebidas, suas características e curiosidades. No curso de bartender e de mixologia da Escola do Entretenimento você aprende ótimas histórias para contar que farão de você um bartender diferenciado com poder de encantar e cativar as pessoas.