Entenda a razão de algumas combinações famosas funcionarem tão bem.
Com certeza você já ouviu falar de harmonização de alimentos. Mas, se ainda não está muito familiarizado com este assunto, antes de ler este artigo, sugerimos que você leia primeiro nosso artigo Como harmonizar alimentos com bebidas. Neste artigo a seguir você vai ver exemplos práticos e famosos de harmonização, e vai entender porque elas funcionam tão bem conforme as técnicas adotadas.
As principais técnicas para combinar alimentos com bebidas e proporcionar boas experiências são, harmonização por contraste, por semelhança, por intensidade, por regionalidade e por textura. Você pode saber detalhes de cada uma delas no artigo sugerido no parágrafo anterior. Neste artigo vamos focar nos exemplos.
Vamos começar pela harmonização por contraste. Um exemplo clássico é a combinação de um alimento salgado com uma bebida doce. Isso explica muito, por exemplo, porque fast food com refrigerante é uma combinação tão popular em todo planeta. Normalmente, os fast foods são caracterizados por alguns produtos altamente salgados como hambúrgueres bem condimentados, hot dogs, batata frita, entre outros. Para acompanhar, nada melhor do que algo doce e refrescante, que contraste com o sal presente no alimento.
Se quisermos um exemplo prático mais sofisticado, podemos citar a combinação de queijo azul com vinho doce ou fortificado, como um vinho do Porto ou um vinho de sobremesa Sauternes.
O queijo azul, como o Roquefort ou o Gorgonzola, possui sabor intenso, salgado e com notas picantes. Por outro lado, os vinhos doces e fortificados têm uma doçura pronunciada, que contrasta com a intensidade e salinidade do queijo, criando um equilíbrio agradável no paladar.
A doçura do vinho equilibra a intensidade e a salinidade do queijo azul, suavizando seu sabor e proporcionando uma sensação mais suave na boca. Além disso, os aromas complexos e as notas de frutas secas do vinho complementam as características do queijo, criando uma harmonia sensorial.
Essa combinação por contraste é uma excelente forma de apreciar e realçar as características distintas do queijo azul e do vinho doce. O contraste entre a doçura e a salinidade, a intensidade e a suavidade, torna a experiência gastronômica mais interessante e equilibrada.
Um exemplo de harmonização por semelhança é a combinação de um hambúrguer suculento com uma cerveja do estilo American Pale Ale (APA). A American Pale Ale é um estilo de cerveja com características maltadas, lúpulo moderado e notas cítricas e frutadas. Ela possui um equilíbrio entre o amargor do lúpulo e a doçura dos maltes, o que a torna uma escolha versátil para harmonizações.
Ao combinar um hambúrguer com uma APA, as características complementares se destacam. O hambúrguer, com sua carne suculenta, sabores defumados e notas caramelizadas da grelha, encontra paralelos na cerveja. Os maltes da APA se conectam com a doçura da carne grelhada, enquanto os lúpulos cítricos e frutados complementam os temperos e realçam o sabor da carne.
A carbonatação e a leveza da APA também ajudam a limpar o paladar entre as mordidas do hambúrguer, proporcionando uma sensação refrescante. Além disso, a presença do amargor do lúpulo na cerveja pode contrabalançar a gordura e intensidade do hambúrguer, proporcionando um equilíbrio de sabores.
Essa harmonização por semelhança entre um hambúrguer e uma American Pale Ale é uma combinação clássica e popular, oferecendo uma experiência gastronômica agradável, em que as características e sabores dos alimentos e da cerveja se complementam e se destacam mutuamente.
Um exemplo de harmonização por intensidade é a combinação de um suculento bife grelhado com um vinho tinto encorpado e tânico, como um Cabernet Sauvignon.
O bife grelhado é um prato rico em sabor, com notas defumadas e uma textura carnuda. Para complementar essas características, um vinho tinto encorpado e tânico é uma escolha ideal. O Cabernet Sauvignon é conhecido por sua estrutura robusta, taninos pronunciados e sabores intensos de frutas escuras, especiarias e carvalho.
A harmonização é proporcionada pela combinação dos sabores intensos e robustos do bife com a potência e estrutura do vinho tinto encorpado. A riqueza da carne é equilibrada pela presença dos taninos e dos sabores profundos do vinho, criando uma harmonização que potencializa as características de ambos.
Um exemplo de harmonização por regionalidade é a nossa combinação de feijoada com caipirinha. A famosa comida típica brasileira é a combinação perfeita com o nosso famoso coquetel nacional. Não existe restaurante turistico que não promova essa combinação. Os turistas adoram. Se for acompanhado de um samba então, a referência ao Brasil estará completa.
Um exemplo de harmonização por textura é a combinação de um queijo cremoso, como o Brie, com um vinho branco seco e leve, como um Sauvignon Blanc.
O Brie é um queijo macio e cremoso, com uma textura suave e sedosa na boca. Para harmonizar com essa textura, um vinho branco seco e leve é uma escolha adequada. O Sauvignon Blanc é conhecido por sua acidez vibrante, frescor e notas frutadas.
A harmonização por textura ocorre quando a cremosidade do queijo Brie é acentuada pela acidez e frescor do vinho branco. A textura untuosa do queijo é equilibrada pela vivacidade do vinho, criando uma combinação harmoniosa e agradável no paladar.
Além disso, a acidez do Sauvignon Blanc corta a gordura do queijo e limpa o paladar entre as mordidas, deixando uma sensação refrescante. As notas frutadas do vinho complementam o sabor suave e lácteo do Brie, proporcionando uma experiência gustativa equilibrada.
Essa harmonização por textura entre o queijo Brie e o vinho Sauvignon Blanc é uma combinação clássica, em que as características e texturas dos alimentos e da bebida se unem para criar uma experiência gastronômica agradável e harmoniosa.
Agora, que tal testar as suas próprias sugestões de harmonização? Experimente combinações e aprenda a estimular o seu paladar. A capacidade de apreciar uma boa comida e bebida é adquirida através da observação das sensações. Abra sua mente para elas e você terá dado um passo importante para se tornar um bartender/mixologista e proporcionar boas experiências para seus clientes.