Tudo sobre o Drambuie

Tudo sobre o Drambuie

Conheça as características desse licor feito de especiarias e whisky escocês.

No mundo das bebidas alcóolicas os escoceses são famosos pela sua inestimável contribuição ao criarem o whisky. Apesar de haver controvérsia sobre quem, de fato, criou o famoso destilado de malte envelhecido em barris de carvalho, (os irlandeses dizem que foram eles os criadores) os escoceses, sem dúvida, foram os que elevaram a qualidade do produto tornando-o quase uma religião entre os adeptos.

Mas, a Escócia não é famosa no mundo da coquetelaria apenas pela produção de whisky. Existe um licor que figura entre os mais apreciados no mundo que também é produzido naquelas terras. Trata-se do licor Drambuie, que obviamente, leva whisky em sua composição.

O Drambuie é produzido a partir de uma receita secreta de ervas, especiarias e mel. Tem sabor suave, doce e aromático. Reza a lenda que sua receita foi criada no século XVIII por um membro do clã MacKinnon, uma famosa e tradicionalíssima família da Escócia. A história conta que o príncipe Charles Edward Stuart, também conhecido como Bonnie Prince Charlie, teria dado a receita ao clã como recompensa por sua lealdade durante a rebelião jacobita de 1745. O nome Drambuie vem do gaélico escocês “An Dram Buidheach”, que significa “a bebida amarela”.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

O licor pode ser consumido sozinho, com gelo ou como ingrediente em coquetéis. O mais famoso deles é o Rusty Nail, que faz parte da lista dos coquetéis essenciais da International Bartenders Association – IBA. Este coquetél é feito com whisky escocês e Drambuie.

Além do Rusty Nail, o Drambuie também faz parte das receitas do The Modern Cocktail, um coquetel refrescante feito com gin, licor de maraschino e suco de limão; do Highlander, que é um coquetel forte e doce feito com Scotch whisky, suco de limão e Angostura Bitters; do Bobby Burns, que é um coquetel clássico feito com Scotch whisky e vermute doce; e do Rob Roy, que é um coquetel similar ao Manhattan, mas com Scotch whisky no lugar do bourbon e vermute doce. Além dos coquetéis, o licor também pode ser utilizado em receitas de sobremesas, como cheesecakes e tortas de maçã.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

O Drambuie é produzido pela empresa William Grant & Sons, a famosa destilaria escosa que fabrica o whisky Grants, e é vendido em todo o mundo como um licor premium. O whisky escocês é um ingrediente fundamental na composição do Drambuie. É cuidadosamente selecionado e envelhecido em barris de carvalho, o que confere ao licor um sabor suave e complexo. A presença do whisky na composição do Drambuie é uma das características que o torna um licor tão apreciado em todo o mundo e obrigatório nas prateleiras de um bom bar de coquetéis.

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.