Aprenda como dar esse tipo de informação em uma carta de drinks.
Os cientes estão cada vez mais exigentes. Hoje, eles querem saber tudo, se o drink harmoniza bem com algum tipo de prato, se é natural ou tem muitos aditivos químicos e, principalmente, se engorda. Cada vez mais a sociedade está preocupada com a saúde e os bares que oferecem informações que ajudam os clientes a escolherem melhor o que consumir conforme seus desejos se diferencia dos demais.
Uma das informações mais importantes que os cardápios devem incluir atualmente é o valor energético ou calórico de um drink. A febre do Gin & Tônica, por exemplo, começou muito por causa disso. Vários mixologistas e fabricantes recomendavam o Gin & Tônica como uma opção de drink menos calórico. O resultado foi que esse antigo drink, até então pouco consumido nos bares brasileiros, virou moda.
Então, se você é bartender, mixologista ou tem um bar e deseja elaborar uma carta de drinks mais completa com informações relevantes, precisa incluir o valor calórico das bebidas. A seguir vamos ensinar como fazer e mostrar que não é um bicho de sete cabeças.
Antes da Internet era muito difícil para qualquer pessoa fazer o cálculo calórico de um prato ou drink em um cardápio. Essa informação era praticamente restrita aos nutricionistas e médicos. Hoje, com a disseminação de conhecimento através das redes, é possível encontrar fontes para obter essas informações. O Google, cláro, é o canal mais fácil de você conseguir isso. Faça uma busca por calorias da laranja, por exemplo, e você vai ver o valor imediatamente. De onde o Google busca isso? Da USDA, o departamento de agricultura dos Estados Unidos. Se você quer facilitar ainda mais a sua vida, pode baixar o aplicativo da TBCA, a Tabela Brasileia de Composição dos Alimentos. Esse aplicativo está disponível no Google Play e na Apple Store. Com isso você pode calcular o valor calórico de qualquer drink ou coquetel.
Essas tabelas vão apresentar o valor calórico por determinada quantidade do alimento ou bebida. Por exemplo, 100 gramas de laranja possui 47 calorias. Para calcular o valor calórico de uma bebida basta converter gramas por mililitros. (1gr equivale a 1ml). Então, se você espremer uma laranja e obtiver 100ml de suco, este conteúdo terá 47 calorias.
Com base nisso você já pode calcular as calorias de qualquer receita. Então vamos a um exemplo prático. Vamos calcular quantas calorias tem uma caipirinha tradicional. A receita oficial do nosso drink mais famoso no mundo é 50ml de cachaça, 1 limão tahiti, açúcar e gelo. Então, primeiro vamos pesquisar sobre as calorias da cachaça. Pesquise no Google ou no seu aplicativo.
50ml de cachaça tem 115 calorias. Claro que vai haver variação conforme o teor alcóolico da marca e composição. Mas esse valor refere-se ao teor alcóolico de 38% que é o mais comum entre as cachaças. Para saber mais sobre cachaça, consulte nosso artigo sobre a bebida clicando aqui.
Agora vamos pesquisar quantas calorias tem um limão tahiti. 100ml de limão tahiti tem 32 calorias. Um limão inteiro produz aproximadamente 40ml de suco, que equivale a 12,8 calorias.
Por último falta o açúcar. 100gr de açúcar granulado tem 387 calorias. Se você for usar 10gr de açúcar na sua receita, estará colocando 38,7 calorias no drink. Resumindo, uma caipirinha terá 115 + 12,8 + 38,7 = 166,5 calorias. Então, agora vamos ensinar como você vai colocar essa informação em um cardápio.
Normalmente a informação vem após a descrição dos componentes do coquetel. Você pode usar o rótulo informação nutricional ou simplesmente o valor seguido da abreviação de calorias que é Kcal. Então, as informações da caipirinha em um cardápio podem ser apresentadas da seguinte forma:
Para saber mais sobre o valor nutricional das principais bebidas veja nosso artigo sobre o tema clicando aqui. Confira também o ranking das calorias dos drinks mais vendidos nos bares.