Os 6 talentos do bartender

Os 6 talentos do bartender

O que é preciso para trabalhar nessa profissão.

Está pensando em ser bartender? Sim, essa é uma atividade cheia de oportunidades e de fácil ingresso no mercado de trabalho. Então, entrar e começar é fácil, mas progredir é mais difícil e vai exigir que você tenha alguns talentos. Mas afinal, o que é talento? Neste artigo, vamos te explicar exatamente o conceito de talento e quais os que são indispensáveis para que você tenha sucesso trabalhando atrás do bar.

Primeiro, vamos explicar o que é talento. Talento é uma aptidão natural a fazer alguma coisa. Alguns dizem que é um dom que já nasce com a pessoa e que precisa ser apenas desenvolvido. Mas, talento, de fato, é muito mais do que um dom. O talento é uma conjução de características, entre comportamentos e características, que faz com que um indivíduo possa fazer algo com excelência. Vamos dar um exemplo. Para desenhar bem você precisa ser observador. Precisa ter paciência. Precisa ser criativo. Ter senso estético. Essas são apenas algumas coisas necessárias para alguém ser um bom desenhista. Então, perceba quantas coisas estão envolvidas no talento para desenhar.

E quais são as exigências de comportamento e carcterísticas para ser bartender? Vamos conhecer.

Promo conteúdo blog
CURSO DE BARTENDER
100% ONLINE
Aprenda tudo sobre o mundo do bar e das bebidas para trabalhar na área ou apenas aprender por prazer

1. Beber e servir com responsabilidade

A primeira coisa que você precisa saber e lembrar sempre é que beber exige responsabilidade. Ser bartender é também ser responsável pelo seu cliente. A função do bartender jamais é embriagar as pessoas. Quando bebemos excessivamente, o que nos traria felicidade, pode trazer sérios problemas. O bartender tem a função de facilitar a felicidade, nunca o inverso. Por isso, jamais estimule o consumo excessivo.

Design sem nome
BEBIDAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU BAR

2. Para ser bartender é preciso gostar de gente

A segunda coisa importante para você trabalhar como bartender é gostar de gente. Servir é acima de tudo, um ato de amor. Então, a gente tem que servir pessoas, não apenas porque somos pagos para isso, mas principalmente porque gostamos de fazer isso. Quem não gosta de servir e fazer pessoas felizes, jamais terá sucesso na carreira de bartender.

Design sem nome
UTENSÍLIOS PARA BARTENDERS E MIXOLOGISTAS

3. Para ser bartender é preciso gostar do que faz

A terceira coisa importante para ser bartender é fazer tudo bem feito.  Capricho e cuidado são condições indispensáveis para o sucesso como bartender. Se sua função é proporcionar experiências de sabor, prazer e alegria, o bartender não pode fazer nada mal feito. Não pode servir com desleixo e sem prazer. Um descuido pode significar uma sensação ruim para o cliente e a perda de toda a magia do momento.

4. Para ser bartender é preciso ser organizado

A quarta coisa importante para ser bartender é a organização. Em algumas situações, o bar será como uma fábrica, uma espécie de linha de montagem para servir. Por isso, você precisará ter muita organização, saber onde estão as matérias-primas e ferramentas com as quais vai trabalhar, guardá-las no mesmo local depois de usá-las, checar se estão em bom estado e manter o ambiente limpo. Um bartender desorganizado demorará mais para atender os clientes, pois terá dificuldades de encontrar as coisas, usará ferramentas em mau estado que dificultarão seu trabalho e trará riscos aos clientes se não mantiver seu ambiente de trabalho e objetos perfeitamente limpos.

5. Para ser bartender é preciso ser bem-informado

A quinta coisa para ser bartender é estar sempre atualizado. Todos dias surgem novidades nessa área, novos negócios e novas bebidas são lançadas a partir das demandas de mercado. Isso acontece em função das tendências de comportamento que mudam constantemente. Nossa sociedade está em movimento, nossos hábitos e costumes também. O bom bartender é aquele que se mantém atualizado e antenado com o que está acontecendo no mundo, o que as pessoas estão bebendo e o que a indústria está oferecendo de novidade. Quem não faz isso, fica parado no tempo e, consequentemente, obsoleto.

Design sem nome
AULAS GRATUITAS SOBRE COQUETELARIA
VEJA EM NOSSO CANAL

Você vai precisar também saber ouvir. Em várias situações, o bar é como um consultório de psicanálise. Muita gente depois do primeiro copo, vai te contar a história da sua vida, e vai te pedir conselhos e opiniões. Todo bartender é um pouco psicólogo, inclusive, com um código de ética semelhante. O que o cliente te confidenciar você não pode contar para outras pessoas. Ser bartender é ser um profissional em quem as pessoas devem confiar.

6. O bartender tem que ser criativo

A última coisa importante é a criatividade. No mundo competitivo em que vivemos, criar coisas novas e ousar são qualidades imprescindíveis para quem quer se destacar. Fazer as mesmas coisas da mesma forma é deixar de evoluir. É através da experiência que o mundo muda e evolui. Um bom bartender não deve ter medo de ousar, de tentar fazer diferente e de proporcionar novas experiências para seus clientes. Assim, ele se tornará único e exclusivo.

Então, você acha que tem todas essas características? Gosta de gente, gosta de servir, trabalha de forma organizada, gosta de saber um pouco sobre tudo, sabe guardar segredos e tem uma mente criativa?

Se você acha que não tem algumas dessas características, não fique triste. Você pode ser bartender e ter sucesso mesmo assim. Para isso basta cultivar os comportamentos através de hábitos. Crie bons hábitos, como por exemplo, guardar as coisas depois de usar sempre no mesmo lugar. Acordar de manhã e ver as notícias no celular. Se preocupar com o próximo. Guardar segredos. Ouvir mais do que falar. Então, vamos tentar?

Compartilhe:

Artigo escrito pelo instrutor e atualizado em:

Marcelo Reis

Sou empresário e fundador da Escola do Entretenimento. Me apaixonei pelo mundo do bar e das bebidas há 15 anos, quando montei meu próprio bar. Para preparar a minha equipe, criei um programa de treinamento que se tornou um sucesso e foi assim que nasceu a Escola de Entretenimento. Desde então venho ensinando a arte de ser bartender, da hospitalidade e do encantamento para quem deseja ingressar nessa área, proporcionar boas experiências e ter sucesso na carreira e em seus negócios.