Saiba mais sobre essa profissão.
Se você chegou até aqui é porque provavelmente se interessa pelo fantástico mundo do bar e das bebidas e tem vontade de trabalhar nesta área. Então, neste artigo, vamos te explicar o que é ser bartender.
Se você tem vontade de se capacitar e se tornar um profissional, a primeira coisa importante que você precisa saber é que existem dois tipos de curso. O primeiro tipo são os chamados cursos de drinks, onde a proposta é apenas te ensinar como preparar coquetéis, especialmente os mais famosos. Esse tipo de curso é indicado apenas para quem quer aprender por prazer e se divertir em casa preparando drinks.
Entretanto, para trabalhar como bartender, você vai precisar aprender muito mais coisas do que apenas fazer drinks. O termo bartender significa “quem cuida do bar”. Então, é uma profissão que exige muito mais conhecimento e envolve muitas outras tarefas.
Então, você precisa fazer um curso completo profissionalizante onde você vai aprender muito mais coisas do que apenas fazer drinks. Você vai aprender tudo que é preciso para se tornar um profissional da área, incluindo conhecimento, comportamentos, habilidades e atitudes.
Ao final do curso, você estará pronto para trabalhar como bartender em estabelecimentos de alto padrão, atendendo clientes de alto nível, sem cometer erros grosseiros que muita gente comete quando não tem uma base de conhecimento sólida.
Depois que fizer um curso básico, você pode fazer extensões, para ter uma formação completa. Pode fazer as extensões de mixologia, se desejar se especializar na ciência das misturas para poder criar drinks autorais, working flair, se quiser aprender a arte dos malabares com as garrafas e utensílios do bar, e gestão de bar, se desejar se tornar um gerente, montar o seu próprio bar ou empresa de eventos, e pode fazer ainda uma formação de instrutor se desejar se tornar um professor e ensinar para outras pessoas tudo que você sabe.
Sim, tem muita gente dando aula por aí sem ter capacitação adequada. Gente que trabalha como bartender em eventos, montou uma pequena empresa e acha que tem condições de ensinar alguém a ser bartender. Não tem porque a pior escola que existe para aprender nessa área é exatamente a escola dos eventos, onde, na maioria das vezes, se trabalha sem seguir normas e procedimentos corretos.
A seguir vamos te recomendar algumas outras leituras em nosso blog para você se aprofundar nesse assunto e conhecer mais sobre essa profissão. Então siga em frente e mergulhe fundo. Sim, você pode ser bartender.
Qual o melhor curso de bartender
Como conseguir seu primeiro emprego como bartender