Conheça o que não podem faltar em um bar.
Escrito por Marcelo Reis*
Se você quer ser bartender ou pretende montar um bar precisa conhecer os equipamentos essenciais desse tipo de negócio. Então, preparamos uma lista de tudo que você pode ter atrás do balcão.
A lista varia de acordo com o porte do bar e o que o bar oferece. Mas, algumas coisas são obrigatórias para todos. Então, veja a lista.
Itens obrigatórios:
Geladeiras – Claro, a primeira coisa que não pode faltar em um bar é cerveja gelada. Então, o equipamento número 1 e obrigatório para todo tipo de bar é geladeira. Existem diversos modelos para cada função. O tamanho e formato podem variar para se adequar ao projeto do bar. (clique aqui para conhecer todos os tipos e suas diferenças).
Terminais de computadores para sistema PDV – Atualmente, ninguém gerencia um bar sem o auxílio de um sistema informatizado. Aliás, isso é obrigatório para todos os estabelecimentos que precisam emitir cupons fiscais. Apenas quem é MEI está isento dessa obrigatoriedade. Esses sistemas gerenciais conhecidos como Sistema de PDV ou Sistema de Caixa fazem o controle das vendas, estoque, fecham as contas e geram os relatórios. É preciso ter acesso à internet para fazer a conexão com a receita federal.
Impressoras – Um bar precisa ter obrigatoriamente uma impressora conectada ao sistema de PDV. As impressoras podem ser fiscais ou não fiscais. As fiscais, conhecidas com ECF emitem o cupom fiscal e têm memória fiscal que gera os relatórios emitidos para a receita federal. Mas, é possível emitir as notas fiscais eletrônicas e enviar direto para a receita sem a obrigatoriedade da emissão do cupom fiscal impresso. A impressora não fiscal é necessária para imprimir os itens consumidos e o valor da conta para verificação do cliente.
O bar pode ter também uma impressora só de pedidos, especialmente na cozinha. Quando o cliente faz um pedido, o atendente lança no sistema e se for um pedido de cozinha, a impressora da cozinha imprime para o cozinheiro ver e preparar o pedido.
Se você tem geladeiras, um computador com um sistema instalado, acesso à internet e uma impressora já poderia, na teoria, abrir um bar. Entretanto, existem outros equipamentos que serão essenciais na sua operação dependendo do porte e do tipo de bar.
Máquina de gelo – Esse é um equipamento opcional. Dependendo do volume de gelo que o bar necessita e das suas necessidades, pode ser essencial ter uma máquina para produzir seu próprio gelo.
Chopeira – Outro equipamento opcional para o caso do bar vender chope. O chope é uma bebida extremamente popular e pode representar um aumento de faturamento significativo para o bar. Normalmente, as grandes companhias cedem as chopeiras em comodato para os bares com a condição de exclusividade.
Liquidificador – Esse é um equipamento muito importante dentro do bar para o bartender bater e triturar insumos para fazer sucos, mix e batidas.
Máquina de refrigerante – Essa é uma máquina muito útil se o bar vende refrigerante em copo em vez de lata ou garrafa. A rentabilidade costuma aumentar quando o volume de vendas desse tipo de bebida é grande. Por isso, fast foods não abrem mão das suas máquinas de refrigerantes.
Gaseificador – Essa é uma máquina que está sendo bastante utilizada para permitir que o bar faça seus próprios drinks gaseificados, como as sodas italianas.
Máquina de frozen – Para os bares tropicais que trabalham com frozen drinks, essa pode ser uma máquina bem útil e um diferencial importante.
Máquina de café – Se o seu bar também oferece drinks com café, pode ser importante ter uma máquina de expresso.
Agora que você já conhece os equipamentos essenciais dos bares, que tal conhecer como deve ser a sua montagem. Clique aqui para saber como planejar a estrutura de um bar