Saiba qual a diferença entre essas duas classificações de bebidas.
Escrito por Marcelo Reis*
Com certeza você já ouviu falar muito sobre aperitivos e digestivos e sabe muito bem o que significam. Aperitivos são bebidas ou alimentos para servir antes das refeições. Digestivos, são para depois. Mas, você sabe qual a razão dessa distinção? Neste artigo vamos te explicar.
A função básica dos aperitivos é entreter as pessoas e ajudar a abrir o apetite enquanto elas esperam a refeição principal. As comidas servidas como aperitivos também são uma opção rápida para a pessoa saciar um pouco a fome. E aí cabe uma explicação importante! Fome e apetite são coisas bem diferentes.
Fome = necessidade de comer.
Apetite = desejo de comer.
Resumindo, quando falamos de fome, nos referimos a uma necessidade básica do ser humano de se alimentar. Quando falamos de apetite, nos referimos ao desejo do ser humano de comer algo gostoso e prazeroso. Portanto, matar a fome é atender uma necessidade básica. Abrir o apetite é nos preparar para uma experiência de prazer.
A bebida, quando servida como aperitivo, tem como função estimular o nosso paladar e ao mesmo tempo ajudar na socialização das pessoas antes de um almoço ou jantar. Então, existem alguns tipos de bebidas que desempenham bem essa função de abrir o apetite, além de socializar.
As bebidas amargas e as cítricas são consideradas bons aperitivos. Entre as mais conhecidas estão o Campari, Fernet, Lillet, os vermutes em geral, coquetéis cítricos, porém não muito doces, e alguns licores com acentuado amargor como Aperol.
Já, as bebidas digestivas, são aquelas que vão encerrar uma refeição e elas podem ter duas funções principais, melhorar a digestão e ajudar a combater a preguiça. Por isso, o café, que é um estimulante, cai sempre muito bem após as refeições. Um chá também pode exercer este mesmo papel.
Os licores doces e cremosos também são digestivos maravilhosos. Uma tacinha de Frangélico, de Licor 43, de creme de cacau e o próprio licor de café são ótimas opções. O vinho do Porto também cai muito bem após a refeição.
Então, agora que você ja sabe a diferença entre aperitivo e digestivo já pode planejar o cardápio do seu próximo jantar com amigos sem esquecer esses dois componentes. Comece com um drink aperitivo para estimular aquele bate-papo agradável e preparar o paladar para o que você vai servir depois, sempre sem pressa Lembre-se que o objetivo de um jantar social não é matar a fome, é proporcionar, acima de tudo, uma experiência de prazer. Então, para finalizar, sirva um café, chá, ou uma opção de licor delicioso.