O súbito estrelato do ator infantil ao mocktail.
O mocktail Freddie Bartholomew podemos dizer que é um parente muito próximo do Roy Rogers e do Shirley Temple em uma versão muito mais cítrica, refrescante e menos doce. Se você não é adepto de refrigerantes de cola, com certeza irá gostar desta bebida.
Normalmente é servido guarnecido com uma fatia de limão e em um copo alto ou antiquado, isso mesmo, recomenda-se o uso de copos à moda antiga para a receita de Freddie Bartholomew obter uma melhor apresentação.
Seu nome foi escolhido em homenagem ao famoso ator infantil inglês-americano Frederick Cecil Bartholomew (28 de março de 1924 – 23 de janeiro de 1992), conhecido por seu trabalho de atuação como Freddie Bartholomew, um dos atores mirins mais famosos de todos os tempos, se tornou muito popular nos filmes de Hollywood dos anos 1930. Seus papéis principais mais famosos estão em Little Lord Fauntleroy (1936) e Captains Courageos (1937).
Nascido em Londres, e para o papel-título de David Copperfield da MGM (1935), emigrou para os Estados Unidos aos 10 anos de idade em 1934, vivendo lá o resto de sua vida. Ele se tornou um cidadão americano em 1943, após o serviço militar na Segunda Guerra Mundial.
Foi a segunda estrela infantil mais bem paga, seguindo a famosa Shirley Temple, no entanto, apesar de seu grande sucesso e aclamação após David Copperfield , seu estrelato no cinema infantil foi marcado por batalhas legais e pagamentos quase constantes, o que acabou afetando suas finanças e sua carreira. Na idade adulta, após o serviço na Segunda Guerra Mundial, sua carreira cinematográfica diminuiu rapidamente, parando de atuar para dirigir e produzir no meio da televisão.
Se tornou o diretor da WPIX em Nova York, uma estação de TV independente. Sofrendo de efisema, ele se aposentou da televisão no final dos anos 1980 e acabou morrendo tragicamente de insuficiência cardíaca em Sarasota, Flórida, quando tinha apenas 67 anos.
Assim como sua fama, o mocktail permaneceu o mesmo ao longo dos anos e ainda é servido da mesma forma de quando foi inventado no passado. Então, fica a dica: Se não quiser consumir álcool ou estiver buscando algo mais saudável do que qualquer refrigerante para beber, experimente e se surpreenda com o sabor picante e refrescante desta combinação.
Vamos a receita!
Ingredientes:
- 50 ml de suco fresco de limão;
- 250 ml de Ginger ale;
- Rodelas de limão;
- Gelo.
Modo de preparo:
- Acrescente a dose de suco de limão em um copo do tipo Old Fashioned, Collins ou Highball com bastante gelo.
- Complete o copo com o ginger ale;
- Mexa com uma colher bailarina para homogeneizar e refrigerar a mistura;
- Finalize com uma rodela ou fatia de limão e sirva com ou sem canudo.
Na ausência de ginger ale, a opção que vem sendo empregada é por meio da utilização do xarope de gengibre, inclusive pelo fato de ser mais natural, econômico e por não ser fácil encontrar, dependendo da região.
Deste jeito, substituímos o ginger ale por 25 ml de xarope e completamos com refrigerante de limão ou água com gás de acordo com o paladar de cada pessoa.
(Clique aqui e aprenda a preparar este xarope de uma maneira simples e prática).
Duas questões devem ser consideradas, pois vocês poderão encontrar receitas onde indicam a utilização de ginger beer e limonada.
- Se tratando de um mocktail, não podemos utilizar ingredientes alcoólicos e por isso, apesar da similaridade no sabor, descartamos a cerveja de gengibre.
- Na produção de ginger ale artesanal é de costume utilizar refrigerante de limão, inclusive, por conta da gaseificação, mas nada impede de tornarmos ainda mais “natural”, substituindo por uma limonada executada com água gaseificada. Como não temos outras variações conhecidas deste mocktail, poderemos preparar desta forma e atender àqueles que não bebem refrigerante.